Entenda como novo salário mínimo beneficia aposentadorias, seguro-desemprego e PIS

Todos esses pagamentos seguirão o índice de correção do mínimo, de 6,97%

Novo salário mínimo | FDR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O aumento de 6,97% no salário mínimo, elevando-o de 1.320 para 1.420 reais, já está em vigor, trazendo consigo o reajuste de diversos benefícios vinculados ao mínimo. Além do piso nacional, o seguro-desemprego, o abono do PIS/Pasep e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) serão ajustados, assim como a maioria das aposentadorias, tabelas de recolhimentos de contribuições e tetos de indenizações judiciais. Todos esses pagamentos seguirão o índice de correção do mínimo, de 6,97%.

Para o ano atual, foi retomada a política de valorização do mínimo, resultando em um aumento correspondente à inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado nos 12 meses até novembro, totalizando 3,85%, acrescido do crescimento de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022. Aprovada em agosto após tramitar no Congresso, a medida provisória que estabelece a nova política de valorização do salário mínimo foi enviada pelo governo em maio.

Após um período em que o piso nacional não era reajustado com ganho real de salário, a atualização representa um ganho real de 5,77% em relação a maio do ano passado, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Diversas áreas beneficiadas

O reajuste tem impacto significativo em diversas áreas. Aposentados do INSS que recebem o benefício vinculado ao salário mínimo verão um aumento de 6,97% na folha salarial de janeiro. O mesmo se aplica aos benefícios do abono salarial do PIS/Pasep, que serão baseados no novo mínimo de 1.412 reais.

A tabela de contribuição para a Previdência também será afetada, com pagamentos a partir de fevereiro calculados sobre o novo mínimo. Para donas de casa de baixa renda e MEIs, a contribuição será de 5% do piso nacional, elevando-se de 66 reais para 70,6 reais. A contribuição de autônomos, atualmente em 145,20 reais, subirá para 155,32 reais.

O efeito cascata do reajuste do mínimo também atinge categorias profissionais com pisos vinculados ao salário mínimo. Empregados domésticos, engenheiros, veterinários, agrônomos e arquitetos, por exemplo, terão seus salários mínimos ajustados. O abono salarial do PIS/Pasep e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), pagos pelo INSS, também serão reajustados com base no novo mínimo.

O teto das indenizações pagas em ações judiciais nos Juizados Especiais Cíveis e Federais também é impactado pelo reajuste, subindo para 40 salários mínimos e 60 salários mínimos, respectivamente.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES