Estados do Nordeste lideram ranking de investimento; Piauí é o 4º do país

O Piauí tem investido significativamente em setores prioritários para o desenvolvimento socioeconômico do estado.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dados do Tesouro Nacional, relativos ao período de 2015 a 2022, mostram que o Piauí está entre os estados brasileiros que mais investem em setores públicos como infraestrutura, saúde e educação. De acordo com a pesquisa, o Piauí destinou 11,46% de sua Receita Corrente Líquida (RCL) para investimentos.

A RCL é a soma de todas as receitas de um governo e não leva em consideração as transferências ordenadas pela Constituição, como repasses para municípios. Apesar disso, a pesquisa revela que o Piauí tem investido significativamente em setores prioritários para o desenvolvimento socioeconômico do estado.

Leia Mais

Obras tem sido um foco da gestão estadual (Foto: Ministério da Infraestrutura)Além do Piauí, outros estados também se destacaram no ranking de investimento público, como Alagoas, Ceará, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, que destinaram respectivamente 14,62%, 13,05%, 11,96% e 11,35% de suas RCLs para investimentos públicos.

Por outro lado, alguns estados registraram os menores investimentos em relação à sua RCL, como o Rio Grande do Sul, o Distrito Federal e o Rio de Janeiro, que investiram 3,58%, 3,97% e 4,32%, respectivamente.

É importante ressaltar que, apesar dos números positivos, é necessário avaliar a efetividade e qualidade desses investimentos públicos para garantir que eles estejam de fato contribuindo para o desenvolvimento sustentável das regiões. O investimento em setores prioritários, como infraestrutura, saúde e educação, é fundamental para a melhoria da qualidade de vida da população e para o crescimento econômico dos estados brasileiros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES