Estudo aponta que salário do trabalhador subiu 15,4% enquanto elite enfrenta queda

Essa melhora foi impulsionada pela retomada dos serviços, o reajuste do salário mínimo e a expansão do Bolsa Família

Cenário pós-pandemia | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após o período de pandemia, o mercado de trabalho brasileiro apresentou uma redução na desigualdade salarial, beneficiando a camada mais pobre da população. De acordo com o economista Daniel Duque, da FGV, o salário médio dos 25% que ganham menos aumentou significativamente, registrando uma elevação de 15,4% em comparação com 2019. Essa melhora foi impulsionada pela retomada dos serviços, o reajuste do salário mínimo acima da inflação após três anos e a expansão de transferências de programas sociais como o Bolsa Família.

O estudo de Duque apontou que, inversamente, os 25% que ganham mais experimentaram uma queda real de 0,6% no salário médio desde 2019. Embora tenha havido uma recuperação em 2022, foi significativamente menor do que na base da pirâmide salarial.

A falta de trabalhadores em áreas específicas durante a retomada causou uma pressão salarial, resultando em uma distribuição mais equitativa do rendimento do trabalho, especialmente nos estratos de renda mais baixos, explicou Duque.

O economista Bruno Imaizumi, da LCA Consultores, relaciona esse fenômeno à retomada do trabalho híbrido e presencial, que impulsionou o setor de serviços, gerando empregos, principalmente em ocupações como manutenção, portaria, limpeza, serviços de apoio aos escritórios e segurança privada.

Setor mais beneficiado

A oferta crescente de profissionais com ensino superior contribuiu para a redução da renda média dos 25% que ganham mais. A parcela de trabalhadores com ensino superior aumentou de 14,1% para 23,1% entre o segundo trimestre de 2012 e 2023.

O economista da CNC, Fabio Bentes, destaca que o setor de serviços foi o mais beneficiado na recuperação pós-pandemia, refletindo positivamente nos salários dos trabalhadores menos qualificados. A desigualdade regional também diminuiu, com a renda dos trabalhadores paulistas sendo 1,3 vez a média dos nordestinos em 2023, em comparação com 1,5 em 2021.

O aumento da demanda por trabalho menos qualificado, evidenciado pela contratação expressiva em ocupações como vendedores, trabalhadores de manutenção, ajudantes de obras e garçons, contribuiu para a redução da desigualdade. Profissionais com ensino médio ou incompleto ocuparam a maioria dos novos empregos nos últimos 12 meses.

A expectativa é de que a redução da desigualdade persista, mas em um ritmo mais lento, à medida que a composição do mercado de trabalho continue a mudar, favorecendo trabalhadores mais instruídos. No curto prazo, a recomposição salarial dos servidores, a inflação mais baixa e o impacto da educação na redução dos prêmios salariais podem continuar influenciando positivamente o cenário salarial.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES