Quem é Carlos Fernandes? O novo presidente da Caixa Econômica escolhido por Lula

Na tarde desta quarta-feira (25), o presidente desligou Rita Serrano da pasta para escalar o indicado de Arthur Lira

Rita Serrano e Carlos Antônio Vieira Fernandes | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Carlos Antônio Vieira Fernandes foi oficialmente designado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como o sucessor de Rita Serrano na presidência da Caixa Econômica Federal. O anúncio dessa transição foi feito na tarde de quarta-feira (25).

Graduado em economia e estudos sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarabira (Fafig), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Fernandes é um funcionário de carreira na Caixa e atua como consultor interno desde 1989, ministrando cursos de formação para novos gestores. Além disso, possui MBA em Estratégias Empresariais e Comércio Externo.

Anteriormente, Fernandes exerceu a função de ministro interino das Cidades e Integração durante o governo de Dilma Rousseff (PT). Ele também ocupou posições de destaque, sendo diretor operacional na área financeira do BRB e diretor-presidente da Fundação dos Economiários Federais (Funcef).

Leia Mais

O nome de Fernandes está associado ao do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), com quem colaborou em 2012 no Ministério da Integração Nacional. Aguinaldo é um aliado do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), que manifestou interesse na substituição da gestão da Caixa.

A mudança na presidência ocorre após meses de pressão por parte do presidente da Câmara e de outros líderes do Centrão para assumirem o controle do banco público. Rita Serrano foi dispensada em uma reunião que durou cerca de 50 minutos no início da tarde, com a participação do ministro da Casa Civil, Rui Costa, em parte da discussão, conforme apurado pelo jornalista Igor Gadelha.

Em comunicado, o Planalto confirmou a demissão e destacou que, durante a reunião, Lula expressou agradecimento pelo "trabalho" e "dedicação" de Rita à frente da Caixa Econômica.

O governo informou que Carlos Fernandes assumirá a presidência da Caixa, dando continuidade ao trabalho do banco na oferta de crédito e na implementação de políticas públicas nas áreas sociais, culturais e esportivas.

Para mais informaçõpes, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES