Governo Lula ganha folga de R$ 159 bi até 2026 ao mudar metas fiscais

De acordo com o economista Tiago Sbardelotto, da XP Investimentos, essa revisão permitirá uma gestão mais flexível das finanças públicas

Lula e Fernando Haddad | EFE/André Borges
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo federal anunciou uma revisão nas metas de resultado das contas públicas para os anos de 2025 e 2026, proporcionando uma significativa "folga fiscal" de R$ 159,3 bilhões aos cofres federais durante os dois últimos anos do mandato do presidente Lula (PT). De acordo com o economista Tiago Sbardelotto, da XP Investimentos, essa revisão permitirá uma gestão mais flexível das finanças públicas.

FOCO NO DÉFICIT ZERO: Ao divulgar o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para 2025, o governo optou por reduzir as metas de superávit fiscal, desacelerando o ajuste nas contas públicas. A nova meta para 2025 é de déficit zero, em contraste com a previsão anterior de um superávit de 0,5% do PIB. Além disso, a meta de superávit fiscal para 2026 foi reduzida de 1% para 0,25% do PIB.

ARCABOUÇO FISCAL: Essas mudanças representam um ajuste no arcabouço fiscal estabelecido no ano anterior, refletindo a realidade econômica e política do país. Recentemente, a Câmara autorizou o governo a antecipar despesas, evidenciando o bom momento da arrecadação no primeiro trimestre.

BALANÇA ECONÔMICA: Para Sbardelotto, as medidas adotadas refletem um "choque de realidade" na gestão das finanças públicas, especialmente diante da dificuldade em aumentar a receita e da relutância em cortar gastos. Embora haja incertezas sobre a capacidade do governo de cumprir as metas fiscais, a revisão das metas foi vista como uma estratégia para promover um equilíbrio entre receitas e despesas em um cenário desafiador.

Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES