Haddad comemora PIB, mas não esconde seu temor com os investimentos

A Formação Bruta de Capital Fixo teve uma queda de 3% no ano passado e acendeu o alerta de inflação

Fernando Haddad - ministro da Fazenda | Valter Campanato/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, expressou satisfação com os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) de 2023, anunciando um crescimento de 2,9% na atividade econômica durante o primeiro ano de sua gestão. Em uma coletiva de imprensa, Haddad destacou a superação das projeções, incluindo as otimistas da pasta, que inicialmente estimava 2%, enquanto analistas do mercado financeiro apontavam para uma alta de 0,80% no primeiro boletim Focus de 2023.

Apesar do êxito, o ministro não escondeu sua preocupação com a queda de 3% na Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), comumente referida como "investimentos". Haddad ressaltou a importância dos investimentos para o desenvolvimento produtivo da economia, destacando que, embora tenha havido uma ligeira melhora no último trimestre de 2023, a taxa de investimento, atingindo apenas 16,5% do PIB, foi a pior desde 2019.

Os analistas consultados corroboraram as preocupações do ministro, destacando que a redução nos investimentos é um indicativo crítico para a economia. Além da queda geral de 3%, setores específicos, como máquinas e equipamentos (-9,4%) e construção (-0,2%), apresentaram desempenhos negativos ao longo do ano.

Leia Mais

O otimismo de Haddad, entretanto, baseia-se na reversão positiva registrada no último trimestre de 2023, interrompendo uma série de quedas. A economista Juliana Trece, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), enfatizou a necessidade de ampliar o investimento para impulsionar a produtividade, contribuindo para um crescimento econômico sustentável e evitando pressões inflacionárias.

As buscas do governo Lula

O governo, por sua vez, busca melhorar o ambiente de negócios, com a reforma tributária e iniciativas de infraestrutura, como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Nova Indústria Brasil. Haddad destacou que a intenção é criar condições propícias para atrair investimentos privados e garantir um crescimento econômico sem riscos inflacionários.

Apesar do cenário desafiador, a expectativa é que o empresariado comece a vislumbrar oportunidades devido à redução das taxas de juros, proporcionando um impulso para a recuperação dos investimentos em 2024. No entanto, analistas alertam que a trajetória de recuperação pode não ser suficiente para compensar as perdas acumuladas nos últimos anos.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES