Economia do Brasil cresce 2,9% no primeiro ano do governo Lula

O ano de 2023 foi marcado pela expansão da safra agrícola, impulsionando a agropecuária e contribuindo para o desempenho econômico

Lula e Fernando Haddad | Adriano Machado/Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro encerrou o ano de 2023 com um crescimento acumulado de 2,9%, conforme dados divulgados nesta sexta-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na primeira metade, o destaque foi a atividade econômica impulsionada por uma safra excepcional de grãos. Com recordes na produção de soja e milho, o setor agropecuário registrou um aumento notável de 15,1% no ano, estabelecendo um recorde na série histórica que se estende desde 1996.

Ao considerar apenas o último trimestre de 2023, o PIB apresentou estagnação (0%) em relação aos três meses anteriores, de acordo com o IBGE. Nesse período, a previsão mediana dos analistas era de uma variação de 0,1%, conforme a Bloomberg.

Leia Mais

Como se deu o aumento do PIB? 

O ano de 2023 foi marcado pela expansão da safra agrícola, impulsionando a agropecuária e contribuindo para o crescimento das exportações em 9,1%. A retomada do mercado de trabalho, com abertura de empregos, melhora da renda e controle da inflação, também estimulou o consumo. governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) implementou medidas, como a transferência de recursos via Bolsa Família, visando beneficiar as camadas mais pobres da população.

Destacando-se ainda nos produtos primários, segmentos da indústria experimentaram um aumento positivo de 1,6%, especialmente nas indústrias extrativas, que cresceram 8,7%. A recuperação das economias globais impulsionou a extração de petróleo, gás natural e minério de ferro, contribuindo para o desempenho positivo da economia.

No entanto, os juros elevados representaram um obstáculo ao consumo, sendo que o ciclo de cortes na taxa básica, a Selic, só teve início em agosto. Mesmo com os desafios na segunda metade de 2023, a economia superou as projeções iniciais, que apontavam para um crescimento de apenas 0,8% ao final de 2022.

Para 2024, as projeções indicam uma desaceleração, com analistas do mercado estimando um avanço de 1,75% no PIB, segundo a mediana da última edição do boletim Focus divulgado pelo Banco Central. As previsões, no entanto, têm apresentado ajustes, com o mercado esperando um crescimento de 1,52% ao final de 2023. Neste ano, a economia pode não contar com o mesmo impulso do setor agropecuário, devido a fenômenos climáticos extremos, mas o ciclo de queda dos juros é visto como um possível estímulo ao consumo, incluindo bens de maior valor agregado dependentes de financiamento.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES