Ibovespa volta a ganhar força e dólar cai ao menor patamar em um ano

O crescimento da bolsa de valores de São Paulo é reflexo da decisão de manutenção da taxa de juros dos EUA e da alteração de perspectiva de rating do Brasil

Dólar cai, novamente, ao menor patamar desde junho de 2022 | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, voltou a ganhar força, nesta quarta-feira (14), encerrando o pregão com alta de 1,99%, aos 119.068 pontos, o maior patamar desde 21 de outubro do ano passado. O crescimento é uma repercussão da decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de interromper o ciclo de altas dos juros dos Estados Unidos e da alteração da perspectiva de rating (nota de crédito) do Brasil — que passou de estável para positiva — pela agência de classificação de risco S&P Global Ratings.

O Comitê de Política Monetária (Fomc) do Fed anunciou nesta quarta-feira a manutenção da taxa de juros do país entre 5% e 5,25%. Esta é a primeira vez que o Fed não altera a taxa desde março de 2022, após dez aumentos. Em sua última decisão, a taxa subiu 0,25 ponto percentual e estava, à época, no intervalo de 4,75% a 5%.

Inicialmente, a previsão de novos aumentos das taxas da maior economia do mundo repercutiu negativamente nas bolsas, já que juros altos mantêm o incentivo aos investidores deixarem o dinheiro em renda fixa. Contudo, em coletiva de imprensa após a divulgação da decisão, o presidente do Fed, Jerome Powell, destacou que todas as autoridades do Fed projetam mais aumentos de juros ainda este ano, considerando apenas uma pausa momentânea. Em comunicado, o Fed indicou que o corte dos juros deve ocorrer apenas a partir do ano que vem.  

A decisão veio em linha com as estimativas do mercado e reflete os níveis ainda altos da inflação norte-americana. Na visão de Jerome Powell, o caminho para a alta dos juros está perto do fim, apesar de ainda ver riscos altos para a inflação. Jerome Powell apontou o setor de habitação como um dos desafios da inflação dos Estados Unidos. "A desinflação dos serviços desse setor será um pouco mais lenta do que esperamos", disse. "A inflação [geral] moderou um pouco desde meados do ano passado", destacou Powell. "As pressões inflacionárias, no entanto, continuam altas."

Dólar em queda

Na tarde desta quarta-feira (14), a S&P Global Ratings, agência de classificação de risco, alterou a perspectiva de rating (nota de crédito) do Brasil de estável para positiva, o que indica uma melhora na percepção do risco de crédito do país. O Brasil não registrava classificação positiva desde 2019. O cenário também reforçou a queda do dólar. A moeda norte-americana encerrou a sessão com recuo de 1,14%, encerrando o dia vendida a R$ 4,807, mantendo o câmbio no patamar mínimo desde junho do ano passado. 

Com informações da Reuters



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES