S&P altera perspectiva do Brasil para positiva pela primeira vez desde 2019

Mudança indica uma melhora na percepção do risco de crédito do país. O Brasil não registrava classificação positiva desde 2019.

Cenário econômico atual favoreceu mudança de perspectiva pela S&P | Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A S&P Global Ratings, agência de classificação de risco, alterou a perspectiva de rating (nota de crédito) do Brasil de estável para positiva, nesta quarta-feira (14), o que indica uma melhora na percepção do risco de crédito do país. O Brasil não registrava classificação positiva desde 2019.

O movimento reflete sinais mais claros sobre as políticas fiscal e monetária, que podem acabar beneficiando o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país. "Apesar dos déficits fiscais ainda grandes, o crescimento contínuo do PIB somado à estrutura emergente para a política fiscal podem resultar em um aumento menor do ônus da dívida do governo do que o inicialmente esperado", afirmou a empresa em comunicado.

A empresa também destaca que as medidas econômicas tomadas no país contribuíram para a mudança. "Nossa visão positiva baseia-se na perspectiva de que medidas contínuas para enfrentar a rigidez econômica e fiscal podem reforçar nossa visão da resiliência da estrutura institucional do Brasil e reduzir os riscos à sua flexibilidade monetária e posição externa líquida", afirmou a empresa em comunicado.

Qual impacto dessa mudança?

A mudança de perspectiva de estável para positiva indica uma melhora na percepção do risco de crédito do país, mudança que geralmente ocorre quando a agência acredita que a situação econômica e fiscal do país está melhorando e há expectativas de que a capacidade de pagamento da dívida esteja se fortalecendo. 

Essas condições favorecem a economia do país, influenciando na confiança dos investidores, redução dos custos de empréstimos e maior acesso a capital. Isso pode impulsionar os investimentos, o crescimento econômico e melhorar a imagem do país no cenário internacional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES