Inflação desacelera a 0,16% em março e fica abaixo das projeções

Este novo resultado, abaixo das projeções do mercado financeiro, contribui para um cenário positivo para o governo Lula (PT)

IPCA abaixo do esperado | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira (10), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou uma desaceleração em março, marcando 0,16%, após ter atingido 0,83% em fevereiro.

Este novo resultado, abaixo das projeções do mercado financeiro, contribui para um cenário positivo para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com o IPCA acumulado de 12 meses alcançando 3,93%, conforme o IBGE, comparado aos 4,50% registrados em fevereiro.

Essa redução da inflação se alinha aos esforços do governo para manter a estabilidade econômica, considerando que o centro da meta de inflação perseguida pelo Banco Central para 2024 é de 3%, com uma tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.

As projeções do mercado financeiro apontam uma trajetória de queda na inflação, com estimativas indicando uma alta de 3,76% ao final de 2024, abaixo do teto da meta. Este cenário é favorável para a condução da política econômica e pode influenciar na redução gradual da taxa básica de juros, atualmente em 10,75% ao ano, de acordo com o boletim Focus.

Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES