PIX bate recorde com 200 mi de transações em um dia, e BC anuncia novidades

O PIX tem se destacado como o principal instrumento do mercado financeiro, superando até mesmo o uso do cartão de crédito

Adeus débito automático | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Banco Central anunciou que as transações via PIX atingiram um novo pico na última sexta-feira (5), registrando um total de 201,6 milhões de operações em apenas 24 horas. Esse número supera o recorde anterior de 178,7 milhões de transações em 6 de março de 2024.

Apesar do recorde, o dia foi marcado por instabilidades nos acessos dos clientes aos sistemas bancários. No entanto, o BC assegurou que o serviço estava funcionando normalmente, atribuindo os números recordes à forte adesão de pessoas e empresas ao PIX, lançado em novembro de 2020.

O PIX tem se destacado como o principal instrumento do mercado financeiro, representando 29% de todas as transações em 2022, superando até mesmo o uso do cartão de crédito. Em 2023, as transferências e pagamentos via PIX totalizaram R$ 17,18 trilhões.

Previsto para lançamento em 28 de outubro deste ano, o BC planeja introduzir uma nova funcionalidade para o PIX: o Pix Automático. Essa modalidade permitirá que os clientes programem pagamentos prévios para empresas, oferecendo conveniência e facilidade para contas de água, luz, escolas, faculdades e outros serviços. Além disso, o Pix Agendado Recorrente também se tornará obrigatório a partir de outubro de 2024, ampliando as opções de pagamento para mesadas, doações, aluguéis e prestação de serviços entre pessoas físicas.

Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES