Inflação desacelera em março, mas Transportes e Saúde ainda pressionam IPCA

O índice ficou em 0,71%%, abaixo dos 0,84% de fevereiro. No acumulado do ano, o IPCA apresentou alta de 2,09%, e nos últimos 12 meses, a variação foi de 4,65%.

Inflação de março foi divulgada nesta terça (11) | EBC
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial no Brasil, registrou uma desaceleração em março, com variação de 0,71%, abaixo dos 0,84% de fevereiro. No acumulado do ano, o IPCA apresentou alta de 2,09%, e nos últimos 12 meses, a variação foi de 4,65%, abaixo dos 5,60% observados no período anterior.

Entre os nove grupos de produtos e serviços pesquisados, oito tiveram alta em março, com exceção do grupo Artigos de residência, que registrou queda de 0,27%. O grupo de Transportes foi o que teve o maior impacto na inflação do mês, com variação de 2,11%, contribuindo com 0,43 ponto percentual. A gasolina, com alta de 8,33%, foi o subitem de maior impacto individual, com 0,39 ponto percentual. 

Leia Mais

O etanol também apresentou aumento de 3,20%, enquanto o gás veicular e o óleo diesel continuaram em queda. As passagens aéreas, que já haviam registrado queda de 9,38% em fevereiro, apresentaram nova redução de 5,32% em março.

Outro grupo que pressionou a inflação em março foi o de Saúde e cuidados pessoais, que registrou alta de 0,82%. O plano de saúde teve uma variação de 1,20%, incorporando as frações mensais dos planos novos e antigos referentes ao ciclo de 2022-2023. Os itens de higiene pessoal também apresentaram aumento, porém menos intenso do que no mês anterior, com variação de 0,72%. Os produtos de maquiagem tiveram alta de 4,80%, enquanto os produtos para pele registraram queda de 2,42% em março.

No grupo Habitação, a variação foi de 0,57%, com a energia elétrica residencial sendo o item de maior contribuição, com alta de 2,23% e impacto de 0,09 ponto percentual. As variações nas diferentes áreas do país ficaram entre -0,65% em Belém, onde houve redução de PIS/COFINS e aumento da alíquota de ICMS, até 9,79% em Porto Alegre, onde as tarifas de uso dos sistemas de transmissão e distribuição foram reincluídas no cálculo do ICMS, seguindo o exemplo de outras áreas como Belo Horizonte, Curitiba e Vitória.

 No Rio de Janeiro, a energia elétrica teve reajustes de 7,49% e 6% pelas duas concessionárias pesquisadas, a partir de 15 de março.

Balanço completo do IPCA em março (Foto: IBGE)

Outros grupos que apresentaram variação foram Alimentação e bebidas, com aumento de 0,05%, e Comunicação, com variação de 0,50%. No grupo Alimentação e bebidas, os principais destaques foram a queda de 0,11% nos alimentos para consumo no domicílio, enquanto os alimentos consumidos fora de casa registraram alta de 0,41%. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES