Inflação oficial apresenta deflação de 0,08% em junho, menor taxa em 4 anos

Preços de Alimentação e Bebidas e Transportes foram os principais responsáveis pela queda geral do IPCA

IPCA apresenta queda em junho | Fernando Moraes
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira (11), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, registrou uma queda de 0,08% em junho, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa é a menor variação para o mês de junho desde 2017, quando também houve uma queda de 0,23%. O resultado mostra uma desaceleração em relação ao aumento de 0,23% registrado em maio. No acumulado do ano, o IPCA apresenta alta de 2,87%. Em junho de 2022, o índice teve um aumento de 0,67%.

Com isso, a inflação acumulada nos últimos 12 meses no país é de 3,16%.

Leia Mais

Quatro dos nove grupos que compõem o IPCA tiveram queda em junho. A queda nos preços de Alimentação e Bebidas (-0,66%) e Transportes (-0,41%) foram os principais responsáveis pela queda geral do índice.

André Almeida, analista do IBGE, destaca que esses dois grupos têm um peso significativo na cesta de consumo das famílias, representando cerca de 42% do IPCA. "A queda nos preços desses dois grupos foi o principal fator que contribuiu para a deflação em junho", explica ele.

Confira o desempenho dos nove grupos do IPCA

  1. Alimentação e Bebidas: -0,66%
  2. Habitação: 0,69%
  3. Artigos de Residência: -0,42%
  4. Vestuário: 0,35%
  5. Transportes: -0,41%
  6. Saúde e Cuidados Pessoais: 0,11%
  7. Despesas Pessoais: 0,36%
  8. Educação: 0,06%
  9. Comunicação: -0,14%

Alimentação e Transportes apresentam queda

A queda mais expressiva no grupo de Alimentação e Bebidas foi registrada nos preços dos alimentos consumidos em domicílio, que tiveram uma queda acumulada de 1,07% no mês. O principal item deflacionário foi o óleo de soja (-8,96%), influenciado pela redução nos preços dos grãos e outras commodities alimentícias.

"Nos últimos meses, houve uma queda nos preços dos grãos, como a soja. Isso impactou diretamente o preço do óleo de soja e, indiretamente, os preços das carnes e do leite, por exemplo. Essas commodities são insumos para a ração animal, e um preço mais baixo contribui para reduzir os custos de produção. No caso do leite, também há uma maior oferta no mercado", explica André Almeida.

O instituto também destaca as quedas relevantes nos preços de frutas (-3,38%), leite longa vida (-2,68%) e carnes (-2,10%). Os alimentos consumidos fora de casa tiveram um aumento de 0,46%, mas desaceleraram em relação ao mês anterior, quando registraram alta de 0,58%.

Outro destaque importante foi a redução nos preços de todos os combustíveis, resultando em uma nova queda no grupo de Transportes. A gasolina, que tem maior peso individual, teve uma redução de 1,14%. O óleo diesel caiu 6,68%, enquanto o etanol teve uma queda de 5,11%. O gás veicular registrou uma baixa de 2,77%.

As passagens aéreas continuam apresentando grande variação, com um aumento de 10,96% em junho, após uma queda de 17,73% em maio.

Carros novos com desconto

Dentro do grupo de Transportes, os preços dos automóveis novos tiveram uma queda de 2,76%, enquanto os automóveis usados registraram uma redução de 0,93%. O item de maior impacto individual no mês foi o automóvel novo, com -0,09 ponto percentual.

INPC registra queda de 0,10% em junho

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), utilizado como referência para reajustes do salário mínimo, teve uma queda de 0,10% em junho. Em maio, o índice havia apresentado um aumento de 0,36%. No acumulado do ano, o INPC registra uma alta de 2,69%, e nos últimos 12 meses, a taxa é de 3%. Em junho de 2022, o índice teve um aumento de 0,62%.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES