INSS alerta que salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente pela internet

O comunicado vem após uma onda de publicidade feita por diversos famosos em favor de uma empresa que oferece assessoria para a obtenção do benefício

Cuidado com o golpe da falsa assessoria | Montagem/MeioNews
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na segunda-feira (15), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um alerta reforçando que não é necessário recorrer a intermediários para acessar o salário-maternidade. O comunicado vem após uma onda de publicidade feita por diversos famosos em favor de uma empresa que oferece assessoria para a obtenção do benefício. Nas redes sociais, os influenciadores têm promovido a empresa com chamadas como "Atenção, mamães e gravidinhas".

COMO SOLICITAR? O INSS, que já havia emitido um alerta semelhante em 2023, enfatizou que o benefício pode ser solicitado diretamente pela própria trabalhadora, de forma remota, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Além disso, todo o processo é gratuito e não há cobrança de multas ou valores adiantados para a liberação do salário-maternidade.

SEGURANÇA DE DADOS: O pedido do salário-maternidade pode ser feito através do aplicativo ou site Meu INSS, bem como pela Central de Atendimento 135. No entanto, o órgão alerta para a importância de manter em sigilo as informações de login e senha do Gov.br, recomendando que apenas pessoas de confiança tenham acesso a esses dados.

BENEFÍCIO ÀS GESTANTES: O salário-maternidade é um direito garantido às trabalhadoras que se afastam das atividades em razão do nascimento do filho, adoção, guarda judicial para fins de adoção ou aborto não criminoso. O benefício visa assegurar à mulher um afastamento de 120 dias do emprego, sem prejuízo da remuneração, e seu valor é calculado de acordo com diferentes condições, como tipo de trabalhador e remuneração.

Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES