Lula cobra dos bancos o aumento do crédito para pobres e pequenas empresas

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, está empenhado em reduzir o spread bancário para diminuir o custo do crédito

Presidente Lula (PT) | Andre Penner/AP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última sexta-feira (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) instou os presidentes de cinco bancos federais - Banco do Brasil, Caixa, BNDES, Banco da Amazônia e Banco do Nordeste - a acelerarem a agenda de crédito e ampliação dos empréstimos para pequenas empresas e a população mais carente. Em reunião não divulgada na agenda oficial, Lula buscou alinhar as instituições financeiras para impulsionar o crédito, considerado prioritário para sustentar o crescimento do PIB após a elevação de 2,9% em 2023.

O ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, afirmou que Lula tem uma obsessão pela ampliação do crédito e deseja resultados mais rápidos. A presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, destacou a necessidade de manter a instituição forte e ressaltou o bom desempenho do banco, com um lucro líquido ajustado de R$ 35,5 bilhões em 2023.

Paulo Câmara, presidente do Banco do Nordeste, destacou a ênfase na colaboração e na não sobreposição de tarefas entre os bancos públicos. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que participou da reunião, está empenhado em reduzir o spread bancário para diminuir o custo do crédito. Essa iniciativa, no entanto, depende da aprovação de projetos no Congresso.

A reunião ocorre em meio à queda da popularidade de Lula, e o governo pretende entender melhor os fatores que influenciaram esse resultado, considerando a melhora da economia e do mercado de trabalho. Padilha destacou que, apesar de oscilações nas pesquisas, a maioria da população considera o governo Lula superior ao do ex-presidente Bolsonaro em diversas áreas.

Para mais informação, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES