Próximo presidente do TSE, Nunes estreita laços com Lula e preocupa a oposição

Nunes Marques tem demonstrado uma postura pró-governo em algumas decisões, fortalecendo ainda mais sua posição no cenário político

Mudança de postura | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No quinto andar do Supremo Tribunal Federal (STF), o gabinete do ministro Nunes Marques, conhecido por receber uma romaria de advogados, tornou-se um ponto focal de mudança de alianças. Inicialmente nomeado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o magistrado de 51 anos, prestes a assumir a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2026, tem surpreendido ao se aproximar do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A mudança de rota do ministro, que votou contra a inelegibilidade de Lula, levanta preocupações entre parlamentares bolsonaristas, que antes o consideravam um aliado. Sua crescente influência nos tribunais federais e a recente nomeação de um aliado seu para o Tribunal Regional Federal da 1ª Região durante a gestão de Lula aumentam as especulações sobre suas alianças políticas.

Os bastidores revelam que a proximidade de Nunes Marques com Lula começou a partir da relação com Gilmar Mendes, membro do STF com trânsito no Planalto. Após momentos de atrito, a trégua entre Nunes Marques e Gilmar Mendes, costurada por Guiomar Mendes, esposa do decano do STF, resultou em uma relação mais harmoniosa.

Além dos acenos políticos, casos importantes para o Planalto estão sob a responsabilidade de Nunes Marques, como a ação que questiona a redução do poder de voto da União na Eletrobras. O ministro tem demonstrado uma postura pró-governo em algumas decisões, fortalecendo ainda mais sua posição no cenário político.

Para mais informação, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES