Prefeitura mapeia terras para alavancar setor agropecuário em Teresina

Secretário Edvaldo Marques fala de projeto de implantar hortas comunitárias nas escolas

Visita técnica | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Criada para desenvolver a capacidade produtiva da agropecuária nas áreas rurais e hortas comunitárias das zonas rural e urbana, a Secretaria Municipal de Produção Agropecuária (SEMP) está em pleno funcionamento, fazendo cadastramento de agricultores e pecuaristas para conhecer a realidade dos produtores da capital.

Segundo o secretário Edvaldo Marques Lopes, foi mapeamento das áreas agrícolas, levando em conta as áreas plantadas, tecnologias empregadas, áreas cultivadas e produzidas nas regiões da capital.

No relatório, segundo o secretário, na região Norte foram demarcadas 11 áreas, na região sul, um total de 5, na zona Leste, 12 e na Sudeste, 2, somando um total de 30. Nesse levantamento, também foram apresentadas o número de famílias cadastradas em cada zona. Neste primeiro semestre de 2022, o secretário Edvaldo Marques afirmou que a SEMP vai fazer o relatório dos criadores de Teresina. "Vamos fazer o levantamento de rebanhos, verificando a produção leiteira", comenta.

Mesmo ainda em fase de implantação, o secretário diz que os trabalhos são realizados e neste mês já estavam programadas feiras para venda dos produtos dos agricultores rurais de Teresina. No entanto, em razão dos decretos publicados para barrar o contágio da Covid, elas foram suspensas e serão realizadas em outro período. "Estavam previstas duas feiras para fevereiro", informa.

Secretário Edvaldo Marques faz visita aos agricultores 

Assistência técnica

Segundo o secretário, os trabalhos de reestruturação das hortas comunitárias continuam e os agricultores e criadores recebem orientações técnicas de agrônomos e veterinários. "Teresina não consome do que produz nem 4% e queremos mudar essa realidade, estamos atuando firmes para aumentar a produtividade e isso não ocorre da noite para o dia, por isso estamos trabalhando para organizar e melhorar o setor produtivo", diz.

Ao falar dos maiores desafios dos produtores, o secretário aponta a falta de água no período mais seco do ano e também a questão da energia. O secretário cita também as parcerias que têm buscado com outras secretarias e órgãos como o Sebrae, instituições financeiras para permitir crédito para agricultores e pecuaristas.

Edvaldo Marques destaca ainda a parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec) para desenvolver o projeto de horta comunitária nas escolas, levando em conta o aspecto pedagógico e envolvendo pais de alunos que queiram participar do projeto. "O projeto piloto será desenvolvido na CMEIE Jorge Amado, no Árvores Verdes", diz.

O secretário ressalta também o estímulo à produção orgânica e destaca que a SEMP também trata com instituições financeiras para que os produtores possam obter crédito e implementar suas atividades.

Visita ténica aos agricultores 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES