mais

Secretaria fará o cadastro de todos os agricultores de Teresina

SEMP já tem equipe formada e aguarda aval do TCU para atuar como unidade gestora.

Ainda em fase de implantação administrativa, orçamentária e operacional, a Secretaria Municipal de Produção Agropecuária (SEMP) foi criada por Lei Complementar nº 5.582 e tem como gestor o secretário Edvaldo Marques Lopes.

Em entrevista ao Meio Norte, o secretário informa que já foi solicitado o registro da SEMP como Unidade Gestora da Prefeitura Municipal de Teresina junto ao Tribunal de Contas para fins de controle externo das ações administrativas e financeiras.

Segundo Edvaldo Marques, a SEMP já tem equipe técnica nomeada no final de julho, sendo formada por dois engenheiros agrônomos, um engenheiro agrimensor, dois gerentes executivos e três técnicos e no plano de ações e metas, a SEMP tem como objetivo programar visitas técnicas, nos meses de agosto e setembro, às comunidades de produção agropecuária de Teresina, sob a coordenação do Secretário Executivo com a finalidade de conhecer o potencial agrícola e pecuário de cada comunidade.

"Com essas visitas será elaborado relatório com pontos fortes e fracos, bem como serão relacionadas as demandas identificadas para futuras providências", diz.

Visitas aos produtores

O secretário informa que na fase de implantação institucional, a Secretaria Municipal de Produção Agropecuária (SEMP) iniciou suas atividades de visitas aos produtores da zona rural de Teresina, percorrendo até a presente data as comunidades Soinho, Ave Verde, Fazenda Soares, Serra do Gavião, Assentamento 17 de Abril, Fazenda Vale do Leite, Laticínio Monte Santo, Vale da Esperança, Camboa II e Árvore Verde.

Secretário da SEMP, Edvaldo Marques (Rafael Sérgio/Semcom)Secretário da SEMP, Edvaldo Marques (Rafael Sérgio/Semcom)

"Também foram visitados órgãos públicos e privados que desenvolvem atividades inerentes às atribuições da SEMP, especialmente SENAR-PI, INCRA-PI, CONAB-PI, SEBRAE-PI e SESCOOP-PI e por fim, está sendo realizado o cadastramento de produtores e criadores rurais de Teresina para identificar quem cria e produz, a quantidade e qualidade de produção como programação para realização de cursos técnicos visando a qualificação e capacitação", disse.

Edvaldo Marques informa que será feito cadastramento individual e familiar dos produtores agropecuários das áreas norte, leste, sudeste e sul da zona rural de Teresina, começando pelas comunidades Soinho, Ave Verde, Fazenda Soares, Serra do Gavião e Unidade Produtiva 17 de Abril.

Ações articuladas

Outro objetivo da SEMP é desenvolver ações articuladas e fazer visitas aos órgãos públicos e privados que tenham relação com as atividades da SEMP. "Visamos estabelecer parcerias para implementar ações de crescimento do setor agropecuário de Teresina", explica Edvaldo Marques.

O secretário destaca ainda a apresentação do projeto de elaboração do regimento interno da SEMP para submeter à apreciação superior do município e citou ainda que será elaborado projeto que possibilite a criação de aplicativo digital para cadastrar os produtores agropecuários, identificar o potencial de produção e comercialização agropecuário.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail