Saiba como a deflação em junho deve impactar seu bolso nos próximos meses

Essa desinflação traz alívio para as famílias em um momento de aumento da renda devido a um mercado de trabalho aquecido e benefícios sociais ampliados

Brasil registra primeira deflação de 2023 com queda nos preços de combustíveis e alimentos | Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil registrou sua primeira deflação de 2023 devido às quedas nos preços dos combustíveis, carros novos e alimentos, como carne e leite. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve uma queda de 0,08% em junho em relação a maio.

Essa foi a menor variação para o mês de junho desde 2017, quando o índice registrou uma deflação de 0,23%.

Leia Mais

A deflação em junho esteve em linha com as expectativas dos economistas, que esperavam uma queda de 0,09% no IPCA, de acordo com o boletim Focus do Banco Central (BC). Com esse resultado, a inflação acumulada em 12 meses caiu de 3,94% em maio para 3,16% em junho, atingindo o menor patamar desde setembro de 2020.

Economistas acreditam que essa deflação fortalece a expectativa de que o BC iniciará cortes na taxa básica de juros (Selic) a partir de agosto.

Essa desinflação traz alívio para as famílias em um momento de aumento da renda devido a um mercado de trabalho aquecido e benefícios sociais ampliados. No entanto, espera-se que a deflação seja temporária, e a expectativa é de que a inflação volte a subir a partir de agosto, com a taxa em 12 meses encerrando o ano ligeiramente abaixo de 5%.

Por que a inflação caiu em junho

A queda nos preços dos combustíveis teve papel significativo na deflação de junho. Destacam-se os recuos de 1,85% nos combustíveis, com quedas nos preços do óleo diesel (-6,68%), etanol (-5,11%), gás veicular (-2,77%) e gasolina (-1,14%). Essa variação negativa reflete os cortes de preços anunciados pela Petrobras em junho, após a empresa mudar sua política de preços.

A Petrobras abandonou o Preço de Paridade de Omportação (PPI), que vinculava os preços dos combustíveis no mercado interno à variação do petróleo no exterior e do câmbio, passando a considerar outros fatores na formação dos preços.

Outro fator que contribuiu para a queda da inflação foi o programa do governo federal de descontos para carros populares, lançado em junho e encerrado recentemente. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), foram vendidos 125 mil carros com descontos entre R$ 2 mil e R$ 8 mil.

Isso resultou em uma queda de 2,76% nos preços dos automóveis novos no IPCA de junho, de acordo com o IBGE, e uma redução de 0,93% nos preços dos usados.

A alimentação no domicílio também teve um destaque negativo, com uma queda de 1,07% em junho. Os preços do óleo de soja (-8,96%), frutas (-3,38%), leite longa vida (-2,68%) e carnes (-2,10%) foram os principais responsáveis por essa redução. As carnes, que têm sido vilãs da inflação nos últimos anos, acumulam uma queda de preços de 5,89% em 2023. Essa queda nos preços das carnes reflete a cotação internacional e os preços do atacado, que caíram significativamente, além de um aumento na oferta de animais para abate e insumos mais baratos.

O que esperar para a inflação nos próximos meses

Em relação aos próximos meses, embora a inflação tenha dado uma trégua em junho, espera-se que o IPCA volte a registrar variações positivas a partir de agosto.

Em julho, o resultado ainda deve ser próximo de zero ou até mesmo ligeiramente negativo devido a uma combinação de fatores, como a reoneração total do PIS/Cofins para a gasolina e o etanol e a continuidade da queda nos preços dos alimentos.

No entanto, a partir de agosto, a queda nos preços dos alimentos deve perder força, e o IPCA voltará a ter variações positivas até o final do ano.

Qual o efeito da deflação para o futuro da economia

Essa deflação em junho, apesar de não ser persistente nos próximos meses, deve contribuir para que o BC inicie a redução da taxa básica de juros a partir de agosto.

Isso se deve às expectativas de inflação voltando para a meta e à melhora do câmbio. Quando os juros caem, o crédito se torna mais barato para o consumo das famílias e os investimentos das empresas, impulsionando a atividade econômica.

Além disso, a queda da inflação alivia o orçamento das famílias e melhora a percepção da população em relação à economia. Espera-se que o afrouxamento monetário seja gradual, com cortes na taxa de juros em ritmo lento.

No entanto, é importante observar que o processo de desinflação está ocorrendo de forma mais lenta do que o ideal. A expectativa é que o IPCA, que foi de 10% em 2021 e 5,90% em 2022, chegue a 4,95% em 2023.

A meta de inflação é de 3,25% para este ano, mas com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos, podendo chegar a 4,75% no limite superior.

Portanto, espera-se que o BC reduza gradualmente a taxa de juros, com um corte de 0,25 ponto percentual em agosto, seguido por cortes de 0,50 ponto percentual, levando a taxa Selic dos atuais 13,25% para 12% até o final deste ano e 9% em 2023.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES