Saiba quem é o único bilionário brasileiro que pede para pagar mais impostos

Pacifico se define como um ativista, não um super-rico, e é um dos 250 signatários do manifesto 'Orgulho de Pagar Mais Impostos'

João Paulo Pacifico | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

João Paulo Pacifico, de 46 anos, único bilionário latino-americano a apoiar abertamente a tributação mais alta sobre as grandes fortunas, concedeu uma entrevista reveladora em sua sede no Grupo Gaia. Envolvido em causas sociais, Pacifico é conhecido por sua visão crítica sobre a desigualdade e seu compromisso em desafiar as estruturas financeiras tradicionais.

Ativista financeiro

Pacifico se define como um ativista, não um super-rico, e é um dos 250 signatários do manifesto 'Orgulho de Pagar Mais Impostos'. Ele destaca a necessidade de justiça social e alega ter aberto mão de grande parte de sua fortuna ao vender a empresa que fundou e doar milhões para o Grupo Gaia.

Desigualdade ameaçadora

O bilionário alerta sobre o agravamento da desigualdade, considerando-a uma ameaça à democracia. Surpreendentemente crítico dos aspectos fundamentais do capitalismo, Pacifico destaca a influência do dinheiro no poder, citando exemplos do Brasil e dos Estados Unidos.

Grupo Gaia e causas sociais

Fundador do Grupo Gaia, Pacifico direciona investimentos para moradias sociais e cooperativas do Movimento dos Sem Terra (MST). Sua postura lembra a abordagem filantrópica de empresários notáveis, como o fundador da Patagônia.

Impostos no Brasil

Pacifico critica o sistema tributário brasileiro como injusto, apontando disparidades entre contribuições de diferentes faixas de renda. Ele desafia os argumentos de indivíduos de direita que se recusam a pagar mais impostos, chamando a atenção para a falta de consciência social.

Impacto e mudanças no mercado financeiro

O bilionário fundou o Grupo Gaia para "humanizar os mercados financeiros". Ele critica a natureza gananciosa do mercado e destaca seus investimentos em iniciativas com impacto social real, como reformas de moradias em favelas e apoio à agricultura familiar.

Desencanto com o capitalismo

Pacifico expressa desilusão com o capitalismo, afirmando que "não funciona". Ele revela sua transição de um pensamento inicial de direita para uma visão crítica após testemunhar a falta de humanidade no sistema financeiro.

Estilo de vida e viagens

Sobre seu estilo de vida, Pacifico desmente estereótipos de extravagância, afirmando que não tem apego a carros ou roupas. Seu único "capricho legal" é viajar na classe executiva. Além disso, ele destaca sua escolha vegetariana e ocasionalmente vegana há 16 anos.

A entrevista de João Paulo Pacifico oferece uma perspectiva única sobre o ativismo financeiro e o papel dos super-ricos na busca por uma sociedade mais justa.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES