Saiba quem pode e como obter acréscimo de 25% no valor do benefício do INSS

Essa medida visa auxiliar nos custos relacionados aos cuidadores que auxiliam o segurado em sua rotina diária

+25% no seu benefício | @jeanedeoliveirafotografia/pronatec.pro.br
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está possibilitando aos beneficiários que recebem auxílio por incapacidade permanente (antiga aposentadoria por invalidez) a solicitação de um adicional de 25% sobre o valor do benefício, caso dependam de assistência para atividades cotidianas, como alimentação, higiene pessoal e vestimenta. Essa medida visa auxiliar nos custos relacionados aos cuidadores que auxiliam o segurado em sua rotina diária.

É importante destacar que o adicional pode ser requisitado mesmo que o valor mensal do benefício ultrapasse o teto da Previdência Social ou seja equivalente ao salário mínimo. No entanto, em caso de falecimento, os 25% não são transferidos ao beneficiário de pensão por morte do titular.

COMO SOLICITAR? Para solicitar o adicional, os beneficiários podem acessar o portal ou aplicativo Meu INSS e seguir os passos indicados para realizar o pedido, anexando a documentação necessária que comprove a dependência do amparo de terceiros. Os documentos serão analisados pela Perícia Médica Federal, podendo ser solicitada uma perícia domiciliar ou hospitalar conforme a avaliação do profissional médico.

Caso seja comprovada a necessidade de assistência desde a concessão do benefício, mesmo que o pedido seja feito posteriormente, o pagamento do adicional poderá ser retroativo. Porém, se a assistência tornou-se necessária ao longo do tempo, o pagamento será devido a partir do pedido feito ao INSS.

Diversas condições, como cegueira total, paralisia de membros, perda de capacidades mentais e outras, podem dar direito ao adicional, desde que seja comprovada a necessidade de assistência permanente de outra pessoa. Vale ressaltar que não há prazo de decadência para solicitar o adicional, podendo ser requerido a qualquer momento, e mais informações podem ser obtidas pela central telefônica 135.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES