Taxar cerveja, açúcar e bicicleta: entenda a confusão em torno do 'imposto do pecado'

O item presente na Reforma Tributária já foi aprovado na Câmara e aguarda a sanção do Senado

Reforma Tributária é aprovada na Câmara dos Deputados | Agência Câmara
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Imposto Seletivo (IS), previsto na Reforma Tributária pela PEC 45, que unifica impostos federais e estaduais nos futuros IBS e CBS, está gerando debates e preocupações quanto a suas implicações. Diferentemente dos objetivos originais de tributar bens e serviços prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, o texto aprovado pela Câmara e sujeito a mudanças no Senado pode criar distorções na tributação para algumas indústrias e conceder salvaguardas para outras.

O foco do IS é desestimular bens e serviços com externalidades negativas, impactando negativamente a saúde e o meio ambiente. Contudo, a aprovação de uma emenda para garantir benefícios à Zona Franca de Manaus acabou estendendo a incidência do imposto para além dos objetivos originais, afetando setores como o de bicicletas.

Leia Mais

Na indústria de bebidas, como cervejas e destilados, surgem divergências sobre a alíquota do IS. Enquanto alguns defendem uma alíquota uniforme, outros propõem uma gradação com base no teor alcoólico do produto.

Grupos de pressão, como representantes da indústria de petróleo e gás, buscam emendas para excluir itens considerados essenciais, como combustíveis. No entanto, a incerteza paira sobre a extensão do IS, com riscos de que produtos alheios aos objetivos originais, como bicicletas, sejam impactados.

A proposta de emenda para retirar os combustíveis fósseis do IS já está pronta, argumentando que a Reforma Tributária não altera mecanismos que já oneram o setor.

A incerteza também paira sobre a tributação de produtos alimentícios, especialmente bebidas açucaradas. Organizações da sociedade civil defendem uma abordagem mais ampla do IS, incluindo alimentos ultraprocessados.

A PEC 45 estabelece que a alíquota do IS será definida por meio de lei complementar, mas a redação constitucional definirá a abrangência do imposto. A discussão em torno do IS destaca a necessidade de equilíbrio entre seus objetivos e as implicações práticas para diversos setores da economia brasileira. O texto final e suas implicações serão determinados à medida que a reforma avançar no Senado.

Para mais informações, acesse Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES