Wellington Dias fecha parceria para construção de novo Complexo Solar

O projeto apresentado receberá um investimento de R$ 4,4 bilhões durante 24 meses.

Parceria para novo complexo solar | Roberta Aline
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí deve receber em breve um novo complexo solar para produção de energia limpa no litoral. O tema foi tratado em reunião, nesta segunda-feira, 7, entre o governador Wellington Dias e investidores da Quinta Solar Energia e da CELEO Redes Brasil. Estiveram presentes ainda, o secretário de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis, Howsembergson de Brito; a secretária do Planejamento, Rejane Tavares e a vice-governadora, Regina Sousa.

“Recebemos investidores da empresa Quinta Solar Energia e da CELEO Redes e eles fizeram uma apresentação sobre um importante projeto para o litoral piauiense. São Usinas Fotovoltáicas de Energia Solar, nos municípios de Luís Correia e Bom Principio. É um grande investimento que trará um ótimo retorno para o nosso Estado e aqui tivemos acesso ao projeto ambiental e o cronograma que já estão prontos e foram apresentados”, afirmou Dias.

O projeto apresentado receberá um investimento de R$ 4,4 bilhões durante 24 meses. O Complexo Solar Litoral Piauiense será composto por 22 usinas, cada uma com capacidade de produção de 50 MegaWhats de energia limpa, totalizando 1.1 GigaWhats de potência, o que equivale a alimentação de 1 milhão e 600 mil residências. A construção da primeira parte do complexo está prevista para 2024, a segunda parte em 2025 e em 2026 ela começa a operar. Isso tudo numa área total de 2.735 hectares, onde serão implantadas as placas solares.

Complexo solar será composto por 22 usinas (Roberta Aline/CCOM)

Empreendimento traz desenvolvimento e geração de emprego e renda

Segundo o secretário de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis do Estado, Howsembergson de Brito, é um empreendimento que traz desenvolvimento e geração de emprego e renda para os piauienses, principalmente para a região onde serão instalados os parques. “É o estado do Piauí contribuindo para o desenvolvimento nacional e até mundial, no caso de produção e geração de energia. Acreditamos no projeto apresentado pela Quinta Solar e ele passa a ser uma realidade em nosso Estado, e o norte do Piauí receberá esse grande investimento com geração de mais de 2.000 empregos diretos e indiretos”, garantiu.

De acordo com Diogo Amatto, diretor jurídico da Quinta Solar, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hidricos do Piauí (Semar) liberou a licença prévia para que outras autorizações do empreendimento possam seguir seu curso. “Ainda estamos aguardando autorizações da Aneel e ONS. No ano que vem vamos negociar os contratos de construção, são grande empresas que virão construir esse complexo e são elas que na prática irão empregar. Pretendemos fazer capacitação para facilitar a entrada de piauienses nesse projeto”, explicou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES