Apesar das chuvas, reservatórios do PI mantém nível de segurança, diz Semar

O monitoramento, feito pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), permite avaliar e auxiliar o controle de vazão da barragem.

Barragem Mesa de Pedra | Ronan Lima
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mesmo com a intensidade das chuvas dos últimos dias, o nível dos reservatórios monitorados pelo Estado se mantém dentro das cotas previstas para esta época do ano. É o que afirma a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), que faz o acompanhamento diário de 27 reservatórios no Piauí. 

Os dados mais recentes do levantamento são do dia 28 deste mês e mostram que os reservatórios de Piracuruca, São Francisco do Piauí e São João do Piauí atingiram o volume acima de 80%, ainda dentro da capacidade.Enquanto o Açude Piracuruca atingiu 88% do volume total, o Açude Jenipapo, em São João do Piauí chegou a 85% e o Açude Salinas, em São Francisco do Piauí chegou a 81% de sua capacidade total. 

“Esse monitoramento é realizado com o auxílio de observadores em cada município onde ficam localizados os reservatórios. Cada observador tem um celular para a coleta e o envio dos dados por meio de um aplicativo, para a base de dados da Diretoria de Recursos Hídricos da Semar”, destaca o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Marçal.

Barragem Mesa de Pedra, em Valença (PI) | foto: Ronan Lima

Todo o trabalho é feito para evitar que os rios fiquem secos, no período do verão, ou que ocorra um transbordamento com o excesso de água. O monitoramento permite avaliar e auxiliar o controle de vazão da barragem.

Dados da Gerência de Hidrometeorologia da Semar indicam que os meses de janeiro e fevereiro apresentam probabilidade de chuva acima da faixa normal na maior parte do Piauí. A probabilidade de um volume maior de chuvas requer um cuidado a mais no monitoramento dos reservatórios.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES