Elon Musk inicia demissões em massa no Twitter nesta sexta-feira (4)

Os jornais The Washington Post e The New York Times informaram que cerca de metade dos 7.500 funcionários da plataforma será afetada.

Elon Musk | Justin Pacheco/Wikimedia Commons
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Twitter começa a demitir funcionários nesta sexta-feira (4), de acordo com um memorando enviado aos funcionários, e vários trabalhadores entraram com uma ação, alegando que a medida do novo proprietário, o bilionário Elon Musk, viola a lei trabalhista dos Estados Unidos. 

Um e-mail enviado para toda empresa com sede em São Francisco, ao qual a AFP teve acesso, anuncia que os funcionários do Twitter receberão uma mensagem por e-mail nesta sexta sobre seu destino. 

Os jornais The Washington Post e The New York Times informaram que cerca de metade dos 7.500 funcionários da plataforma será afetada. "Em um esforço para colocar o Twitter em um curso saudável, iniciaremos o difícil processo de reduzir nossa força de trabalho global", afirma o e-mail. 

Leia Mais

Elon Musk inicia série de demissões em massa - Foto: Justin Pacheco/Wikimedia Commons

Os funcionários se preparam para isso desde que Musk concluiu a aquisição da empresa, por US$ 44 bilhões, no final da semana passada. Rapidamente, o bilionário dissolveu o conselho administrativo e demitiu seu CEO e outros executivos.  Na quinta-feira, cinco funcionários do Twitter que foram demitidos entraram com uma ação coletiva contra a empresa, alegando que não receberam o período de aviso prévio de 60 dias exigido pelas leis federal e do estado da Califórnia. 

O processo faz alusão à Lei de Notificação de Reajuste e Retreinamento do Trabalhador (WARN), que dá aos trabalhadores o direito de aviso prévio em casos de demissões em massa, ou de fechamento de fábricas.  Também pede à Justiça que impeça o Twitter de pedir aos funcionários que assinem documentos para renunciar a seus direitos sob a Lei WARN. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES