Em alerta vermelho, RS sofre com ciclone; primeira morte foi confirmada

A morte teria acontecido na cidade de Rio Grande, após uma árvore ter caído em cima de uma pessoa

Em alerta vermelho, RS sofre com ciclone; primeira morte já foi confirmada | Reprodução/Inmet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador interino do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, informou ao Jornal da CBN que uma pessoa morreu devido à passagem do ciclone extratropical. Segundo ele, uma árvore caiu sobre uma pessoa no município de Rio Grande. Além disso, Gabriel relatou que sete pessoas ficaram feridas em todo o estado, com uma delas necessitando de hospitalização.

Durante a entrevista, o governador mencionou que aproximadamente 400 mil residentes do Rio Grande do Sul estão enfrentando falta de energia elétrica. Além disso, os fortes ventos e chuvas do ciclone afetaram 28 cidades. Os municípios de Vera Cruz, Sobradinho e Jóia declararam situação de emergência. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta vermelho para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.  

As atividades nas escolas da rede estadual foram temporariamente interrompidas nesta quinta-feira, porém o governador em exercício garantiu que serão retomadas nesta sexta-feira. Ele explicou que a suspensão tem como objetivo principal garantir a segurança e reduzir a circulação de pessoas nas cidades, facilitando assim o trabalho da Defesa Civil e das prefeituras. 

Gabriel Souza ainda lembrou que esse é o terceiro ciclone seguido em um período de cerca de 20 dias no Rio Grande do Sul. 'Isso tem causado graves danos a vida e estrutura econômica do estado', diz. Por isso, o governador reforçou que a principal recomendação é evitar ao máximo sair de casa.

É recomendado que os moradores das áreas por onde o ciclone deve passar se cadastrem no serviço de recebimento de alertas da Defesa Civil. Basta enviar um SMS com o CEP da residência para o número 40199. Essas mensagens são enviadas sempre que necessário e servem como medida preventiva em caso de ocorrências graves, que possam causar danos à população. 

Nesta quinta-feira, 13, o ciclone permanece intenso no Rio Grande do Sul, e se encaminha para Santa Catarina, onde deve provocar ressaca na faixa litorânea, principalmente entre Laguna (SC) e Campos dos Goytacazes (RJ), onde as ondas podem chegar até 4 metros. A ressaca é um fenômeno formado pelo movimento anormal de ondas e que podem causar inundações, já que a ventania pode aumentar o nível do oceano.

Ainda nesta quinta, são esperadas rajadas extremamente fortes, mas a chuva deve diminuirO ciclone se afasta gradualmente da costa e a chuva diminui na maioria dos locais. Em várias áreas do Sul do Brasil, inclusive, a chuva para e podem ocorrer aberturas, conforme o serviço de meteorologia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES