FAB envia o 7º voo de repatriação para Israel; 916 já foram resgatados

Assim como nos voos anteriores, está prevista uma escala em Roma antes de seguir para Tel Aviv

FAB envia o 7º voo de repatriação para Israel; 916 já foram resgatados | João Risi/Audiovisual/PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O sétimo voo de repatriação de brasileiros que estão fugindo da guerra em Israel está agendado para partir nesta segunda-feira (16) do Brasil. Até o momento, 916 pessoas já foram repatriadas nos voos organizados pelo governo federal. A aeronave KC-30 (Airbus A330 200), pertencente à Força Aérea Brasileira (FAB), tem previsão de decolagem da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, às 17h. Assim como nos voos anteriores, está prevista uma escala em Roma antes de seguir para Tel Aviv.

O avião, transportando os repatriados, deve chegar ao Brasil às 2h30 de quinta-feira (19), no horário de Brasília. É importante destacar que os pets dos brasileiros que residem em Israel também têm permissão para retornar com seus donos no mesmo voo. Conforme o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), para solicitar o retorno ao Brasil através de uma aeronave da FAB, é necessário preencher um formulário e entrar em contato o mais rápido possível com a Embaixada do Brasil em Israel por meio do WhatsApp do plantão consular (+972 54 803 5858).

Ainda não há definição de quando os brasileiros que estão na Faixa de Gaza poderão fazer a travessia ao Egito para, então, serem resgatados. Há um jato VC-2 em Roma aguardando a autorização para ir ao Egito com essa finalidade. Em entrevista ao UOL News, o embaixador do Brasil na Palestina Alessandro Candeas disse que houve uma comunicação com o Hamas para tratar da retirada de brasileiros que estão na Faixa de Gaza. Sem citar o nome do grupo extremista, o diplomata afirmou que "não houve problemas" nesta negociação.

Com a parte mais burocrática bem encaminhada também com o Egito, Candeas disse que a maior dificuldade neste momento é a abertura propriamente dita da fronteira na região sul. O embaixador detalhou a logística para a saída dos brasileiros e espera que ela ocorra logo, já que se espera o agravamento da situação na Faixa de Gaza em questão de dias.

"Com relação aos brasileiros, nunca houve problema. Desde a última segunda, nossa embaixada no Cairo transmitiu ao governo egípcio a lista de brasileiros. Também a transmitimos para o lado israelense. Eu, junto ao contato que tenho com, digamos, a autoridade de fato em Gaza, também a transmiti. Ou seja: todas as três partes têm essa lista. Já temos a garantia de que não haverá nenhum problema com os brasileiros", disse o Embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas.

(Com informações da Folhapress)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES