Família de Marielle é autorizada a ter acesso a inquérito sobre assassinato

Os assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes completaram cinco anos no último dia 14 de março, até agora sem conclusão.

Marielle Franco e Anderson, motorista de Marielle, mortos no dia 14 de março de 2018 | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A família de Marielle Franco poderá, a partir de agora, ter acesso ao inquérito policial que investiga a motivação e os autores dos assassinatos da vereadora do Rio de Janeiro e do motorista Anderson Gomes, ocorridos em 2018.

A liberação do acesso foi autorizada pela Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em votação ocorrida, nesta terça-feira (18). O placar da votação na Turma ficou 4 a 0. Os ministros da Sexta Turma discutem um pedido da família para ter acesso a parte das apurações que correm sob sigilo.

A Justiça do Rio havia negado o pedido da família para analisar o inquérito, com o argumento de que a derrubada do sigilo oferece riscos para as investigações. Ao STJ, as defesas dos familiares afirmaram que o acompanhamento da investigação é essencial para garantir a elucidação do assassinato e ressaltaram que a família tem interesse em preservar a reserva dos dados.

Abertura de precedentes

O Ministério Público do Rio de Janeiro conduz investigações em uma força-tarefa destinada, exclusivamente, a apurar os desdobramentos dos mandantes do crime. O promotor Eduardo Morais Martins disse, em reportagem do g1, que o Ministério Público do Rio não tem receio com um eventual vazamento de dados sigilosos pela família de Marielle e Anderson, mas que o caso pode servir de precedentes e afetar uma série de investigações pelo país. Martins ressaltou que o sigilo é imprescindível para garantir a apuração desse tipo de crime.

“O que está sendo decidido aqui não é só para Marielle, mas para todas as famílias do Brasil. Estaremos afetando todas as investigações em curso. Estaremos dizendo que toda as vítimas podem ter acesso a dados sigilosos. Estamos falando de vítimas”, disse.

Cinco anos da morte

Os assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes completaram cinco anos no último dia 14 de março, até agora sem conclusão. Em fevereiro, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, determinou a instauração de um inquérito na Polícia Federal para ampliar a colaboração federal nas investigações sobre a organização criminosa que matou os dois.

A ideia é que a PF auxilie de uma forma mais direta na investigação juntamente com a Polícia Civil do Rio de Janeiro e trabalhe em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e Ministério Público do Rio de Janeiro, visando o andamento e a conclusão das investigações.

Os acusados de matar Marielle e Anderson estão presos. São eles: o policial reformado Roni Lessa e o ex-policial militar Élcio Queiroz. O julgamento pelo tribunal do júri ainda não foi marcado. Um outro inquérito ainda apura quem mandou matar Marielle Franco e por quê.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES