Feminicídio: o mandato da masculinidade que menospreza mulheres

Em entrevista ao Jornal Meio Norte, a delegada Eugênia Villa fala que é preciso reforçar a consciência de que a violência de gênero é estrutural e estruturante nas relações sociais.

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A violência contra mulheres e meninas está inserida na discriminação baseada em fatores relacionados a gênero e normas sociais que aceitam, normalizam e até são cúmplices de ataques que menosprezam e tiram a vida de pessoas do sexo feminino.

No primeiro semestre de 2022, o Brasil bateu recorde de feminicídios, com 669 casos no período. Em 2021, mais de 66 mil mulheres foram vítimas de estupro e mais de 230 mil brasileiras sofreram agressões físicas por violência domés­tica. Os dados são do mais recente Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

No primeiro semestre de 2022, o Brasil bateu recorde de feminicídios, com 669 casos no período (Foto: Getty Images)

Com uma taxa de femicídios alarmante, saber identificar e entender as raízes da violência perpetrada contra mulheres se faz necessário para coibir e combater este tipo de crime. Em entrevista ao Jornal Meio Norte, a delegada de Polícia Civil do Piauí Eugênia Villa fala que é preciso reforçar a consciência de que a violência de gênero é estrutural e estruturante nas relações sociais. 

Delegada Eugênia Villa (Foto: Raissa Morais)

“A violência contra nós, mulheres, está em toda parte e a qualquer instante, inexistindo lugar ontológico para ela. Não podemos reduzir o campo da violência contra a mulher a categorias estabelecidas em normas jurídicas. Portanto, somos vítimas de violência nos mais diversos ambientes, sejam eles materiais ou imateriais”, contou.

É preciso salientar que violência conceitua qualquer conduta - ação ou omissão - de discriminação, agressão, coerção e violação de direito pelo fato da vítima ser mulher.

No feminicídio íntimo, casos em que a vítima tinha ou teve uma relação íntima, de convivência, intimidade ou namoro, o maior desafio para vítima é se enxergar no cenário de violência. Segundo a delegada Eugênia, a sociedade costuma silenciar e incorporar reiteradas atitudes abusivas como “peculiaridades” do relacionamento. 

“Para compreendermos se estamos em relacionamentos abusivos, precisamos conhecer as violências e experiências para identificarmos fatores de risco. Costumo ilustrar esse pensamento com a fábula da ‘Rã Escaldada’, que nadava em água morna, pensando tratar-se de temperatura perene. Porém, com o tempo, ocorreu a fervura da água e a rã, cansada de nadar, não mais teve energia para saltar da panela ao fogo e sobreveio à morte”, contou. 

A delegada frisa que o assassinato de mulheres é habitual no regime patriarcal, no qual pessoas do sexo feminino estão submetidas ao controle dos homens, quer sejam maridos, namorados, amigos ou familiares.

Em 2022, o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) alcançou o maior número de julgamentos de feminicídios desde a criação da Lei nº 13.104, em 2015, que reconheceu o feminicídio como circunstância qualificadora do crime de homicídio.  Segundo a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJ-PI (STIC/TJ-PI) mostram que em 2022 foram realizados 62 julgamentos de feminicídio no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Piauí; em 2021, foram 60.

Feminicído íntimo

“Em se tratando de feminicídio íntimo, em regra, pode ocorrer no momento que o agressor se dá conta de que perdeu o controle sobre a mulher. Para ele, a perda do controle equivale à perda da masculinidade. De forma analógica, podemos dizer que corresponderia à impotência, ou seja, ele não mais se vê na condição de sujeito homem”, falou.

O principal meio utilizado pelos agressores, conforme a delegada, é o controle. Trata-se do Mandato da Masculinidade, potência da masculinidade que se expressa pela necessidade de controlar uma mulher, ou seja, para auferir a potência do homem em controlar uma mulher.

“Controle em relação a nossas escolhas, gestos, comportamentos, modo de pensar e de agir, modo como nos representamos socialmente, no trabalho, de assumirmos cargos e funções de comando, como nos comunicamos, acessarmos campos como da ciência e tecnologia, entre outros diretamente ligados aos atributos de cada uma de nós”, falou.

Leia Mais

No plano político, comentou Eugênia, a violência pode se manifestar pela confiança em um sistema formal genérico e isonômico, que acoberta relações de gênero em processos de elaboração, interpretação e aplicação de leis, acesso de mulheres a cargos públicos, eletivos e de comando, considerando que os detentores das decisões são majoritariamente homens.

“O principal impacto disso é a despersonalização do sujeito mulher por meio do confisco de atributos que lhe definem como sujeita histórica e social, dotada de sentido de vida. Os atributos lhe são próprios, construídos ao longo de sua vivência. A violência retira atributos e inviabiliza o desenvolvimento humano, atingindo potências constitutivas centrais como capacidade de pensar, sentir e agir livremente”, comentou.

A delegada declarou que no âmbito político, o mandato da masculinidade fortalece uma sociedade com notações patriarcais e efeitos misóginos desastrosos que podem resultar em feminicídio.

Ligue 180

Além dos esforços para dar apoio às sobreviventes de violência, a prevenção – abordando as causas estruturais, bem como os fatores de risco e proteção associados à violência – é fundamental para reprimir condutas que menosprezam e ceifam vidas de mulheres. A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgão competentes, bem como reclamações, sugestões ou elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento.

O serviço também fornece informações sobre os direitos da mulher, como os locais de atendimento mais próximos e apropriados para cada caso: Casa da Mulher Brasileira, Centros de Referências, Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam), Defensorias Públicas, Núcleos Integrados de Atendimento às Mulheres, entre outros.

A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. São atendidas todas as pessoas que ligam relatando eventos de violência contra a mulher. O Ligue 180 atende todo o território nacional e também pode ser acessado em outros países.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES