Firmino Filho: Protagonista no combate à Covid-19 em Teresina

Ex-prefeito de Teresina foi vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), atuando na linha de frente em um momento crucial

Firmino Filho | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-prefeito Firmino Filho (PSDB), que morreu aos 57 anos, teve durante seu último mandato a frente da Prefeitura de Teresina em 2020, uma forte atuação e adotou como prioridade o combate à pandemia da covid-19.  A Rede Meio Norte faz transmissão do cortejo de Firmino Filho.

O ex-gestor buscou garantir a testagem na população logo no início da pandemia, bem como a garantia da abertura de leitos na rede municipal, defendeu o isolamento social, implementou medidas restritivas duras e trabalhou na ampliação da estrutura de saúde do município.

LEIA MAIS: - Corpo de Firmino Filho sai em cortejo pelas ruas de Teresina

Firmino Filho, ex-prefeito de Teresina, foi protagonista no combate a covid-19 - Fotos: Rômulo Piauilino - Divulgação 

Firmino foi protagonista no combate à pandemia, sendo vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), atuando na linha de frente em um momento  crucial em que os gestores municipais almejavam uma liderança no enfartamento à pandemia. Ainda em março de 2020, quando os primeiros casos começaram a ser registrados em Teresina, o ex-prefeito assinou um decreto reconhecendo a situação de calamidade pública na capital.

LEIA MAIS:  W. Dias sobre morte de Firmino Filho: "Extremamente consternado"

Logo no dia 21 de março, o ex-chefe do executivo municipal assinou o primeiro decreto  suspendendo o funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais, de serviços e industriais, bem como aulas da redes municipal e as atividades da construção civil, com exceção apenas de alguns serviços essenciais. Os parques municipais e áreas públicas de recreação, lazer e práticas esportiva também foram fechados como medidas para o enfrentamento da pandemia.

LEIA MAIS:  Relembre a trajetória política do ex-prefeito Firmino Filho 

Durante a gestão de Firmino Filho, a capital piauiense seguiu por vários meses sendo a cidade com maior concentração de recuperado de casos confirmados da doença em todo o estado e atingindo sempre o melhor índice de isolamento social entre as capitais do país. O resultado foi uma consequência das medidas mais rígidas de isolamento adotadas pela Prefeitura de Teresina  para conter o avanço do novo coronavírus.

Firmino Filho (ao centro de azul) posa ao lado de profissionais da saúde em Teresina 

Firmino Filho ainda chegou a fazer uma  transmissão ao vivo com o governador do Piauí Wellington Dias (PT), onde fizeram uma oração do pai-nosso e pediram colaboração da população no isolamento social - principal medida para barrar a pandemia.  Na oportunidade, o ex-prefeito comentou que "o vírus não diferencia quem é de direita ou esquerda, quem é rico ou pobre". 

LEIA MAIS:  Firmino Filho: Dr. Pessoa decreta luto pela morte do ex-prefeito

Devido o agravamento da pandemia da Covid-19  e o conflito com a pressão para a reabertura de atividades não essenciais, o ex-líder municipal também defendeu a ampliação do auxílio emergencial de R$ 600, concedido pelo governo federal, que tem sido imprescindível durante a pandemia para os piauienses sem uma fonte de renda. Já com a queda no número de casos e óbitos da primeira onda da covid-19 no fim do ano, Firmino Filho iniciou um processo de flexibilização de algumas medidas restritivas na capital.

Firmino acompanhou montagem de hospital de campanha em Teresina

Hospitais exclusivos para pacientes com covid

Em 18 de maio de 2020,  Firmino Filho, entregou a primeira unidade de saúde, referência para os encaminhamentos de pacientes positivos para a Covid-19 - Hospital de Campanha Padre Pedro Balzi. Ao entregar o hospital, o ex-prefeito elogiou o serviço de todos os trabalhadores da área da Saúde e destacou os esforços que estavam sendo realizado no sentido de evitar a propagação em massa do novo coronavírus e lamentou o aumento do número de casos registrados na capital e em todo Piauí.

O Hospital de Campanha Padre Pedro Balzi foi montado na quadra de Badminton da UFPI. Os leitos foram regulados e disponibilizadas, exclusivamente, para usuários vindos de outros hospitais e UPAS de Teresina, em ambulâncias do SAMU e que se enquadrem em casos de baixa e média complexidades da Covid-19.  Além do Hospital de Campanha Pedro Balzi, o ex-prefeito destinou investimentos para o Hospital do Monte Castelo e do Hospital de Campanha do Verdão.

Firmino chegou a ir pessoalmente visitar os pacientes infectados pela covid-19 e ressaltou que o Hospital Pedro Balzi foi o único do Piauí que trabalhou100% por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Firmino Filho visitou pacientes infectados com covid-19 em Teresina

Ex-prefeito sancionou leis para medidas de enfrentamento

Após aprovação na Câmara Municipal e diante do cenário da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Teresina sancionou em 2020 leis que estabelecem uma série de medidas de proteção para enfrentamento da Covid-19 na capital. Com isso, tornou-se obrigatório o fornecimento de equipamentos de proteção para os trabalhadores e clientes de agências bancárias e outras instituições financeiras.

A limpeza e sanitização periódica das agências bancárias se tornou obrigatória através do projeto de Lei de autoria do vereador Evandro Hidd. A medida visa evitar a transmissão de doenças infectocontagiosas, incluindo a Covid-19. 

Todos os ambientes fechados de agências, com acesso coletivo, climatizados ou não, devem ser higienizados e sanitizados, conforme determinação das autoridades sanitárias.

Pacientes com covid-19 recebem visita do ex-prefeito Firmino Filho

"Nossa prioridade foi salvar vidas"

Na sua mensagem ao deixar a Palácio da Cidade, Firmino fez uma avaliação quantitativa e qualitativa das principais atividades desenvolvidas pela Prefeitura de Teresina em áreas estratégicas, mas especialmente na saúde. 

“Mais do que nunca, 2020 nos mostrou que um gestor não é responsável apenas por bens, patrimônios, objetos e logística. Mais do que gerir fundos e verbas, o que eles fazem, em essência, é gerir a vida dos cidadãos. As dificuldades foram imensas e a nossa prioridade foi salvar vidas. E, apesar de, infelizmente, mesmo assim termos perdido vidas irrecuperáveis, nossa capital se destaca no Brasil como uma das que melhores resultados conquistaram na guerra travada contra o vírus”, acrescentou o prefeito.

Firmino Filho, de 57 anos, foi encontrado na tarde desta terça-feira (6) na porta de um prédio na zona Leste de Teresina. Firmino da Silveira Soares Filho era economista e professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ele foi quatro vezes prefeito de Teresina. Foi eleito, pela primeira vez em 1996, com 33 anos, reeleito em 2000 e voltou a vencer a disputa municipal em 2012 e reeleito novamente em 2016.

Ex-prefeito Firmino Filho higieniza mãos ao visitar hospital 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES