Forno que explodiu em metalúrgica de SP era antigo e sem manutenção, diz MTE

Fiscalização foi feita neste sábado (2), primeiro dia após a explosão que matou três pessoas e deixou várias em estado grave

Mistério do trabalho em inspeção | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após a explosão registrada na metalúrgica Tex Tarugos, em Cabreúva, São Paulo, nesta sexta-feira(1ª), fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), estiveram no local para realizarem uma vistoria e constataram que os itens e, equipamentos utilizados no local eram antigos e não passavam por manutenções. 

De acordo com o fiscal, Ubiratan Vieira, inúmeras irregularidades foram encontradas e o local foi comparado a um cenário de guerra. 

Leia Mais

"Havia muita falta de cuidado na empresa. O equipamento é realmente bem antigo", afirmou.

Conforme as declarações de Vieira, a empresa negligenciou a manutenção e não estava gerenciando de forma apropriada seus equipamentos. Ele também afirma que houve "um incidente relacionado ao uso de equipamento ou substância inadequada durante essa explosão". Em sua perspectiva, essa explosão foi extremamente anormal e de grande violência.

Os fiscais também verificaram que a empresa carecia de uma área de escape e demonstrava irregularidades em várias regulamentações de segurança, incluindo a negligência no cuidado com o sistema elétrico e a presença de extintores de incêndio vencidos. Além disso, observaram que havia registros prévios de utilização de equipamentos desatualizados e uma considerável falta de higiene no ambiente de trabalho antes da explosão ocorrer.

Questões relacionadas às Cipas (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes no Trabalho), de acordo com as observações de Vieira, não operam de maneira eficaz e não comunicam adequadamente as áreas de risco que a empresa possui.

A empresa já havia passado por uma inspeção anterior e havia recebido notificações. Agora, de acordo com o MTE, ela será sujeita a autuações. O estabelecimento não possuía alvará de funcionamento nem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES