Fortes chuvas voltam a causar estragos em Santa Catarina; previsão de mais chuva

O rio Itajaí-Açu transbordou e inundou Rio do Sul. A cidade que tem 72,5 mil habitantes e está localizada no Vale do Itajaí.

Rio Sul está alagada, em diversas regiões | ANDERSON COELHO/AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A situação crítica das chuvas em Santa Catarina continua. Rio do Sul sofreu com as fortes chuvas que caíram na região e fez o rio Itajaí-Açu transbordar e inundar a cidade que tem 72,5 mil habitantes e está localizada no Vale do Itajaí. Segundo as autoridades, até agora, 386 famílias foram atendidas e 1.200 pessoas precisam ser abrigadas.

Leia Mais

A situação se intensificou ainda mais na madrugada de segunda-feira (9). Equipes de bombeiros do Alto Vale do Itajaí foram acionadas e se mobilizaram rapidamente para socorrer mais de 50 pessoas que se encontravam ilhadas em Taió. Informações atualizadas revelam que, na tarde de segunda-feira, o rio da cidade já marcava uma elevação preocupante de 12,40 metros.

A previsão é que as chuvas se intensifiquem ainda mais. A Defesa Civil de Santa CAtarina alertou para o risco moderado a alto em todas as regiões, a partir das primeiras horas da quarta-feira (11), até o fim da quinta-feira (12). São esperadas chuvas fortes e temporais com risco de granizo em todo o estado, segundo previsão da Epagri/Ciram.

A previsão aponta que a chuva intensa começa no Extremo Oeste, Litoral Sul e Vale do Itajaí, avançando para as demais regiões durante a tarde e noite de quarta e persistindo ao longo da quinta-feira.

Os acumulados de chuva serão mais significativos no Meio-Oeste, planaltos Sul e Norte, Vale do Itajaí e Litoral, com médias entre 70 e 100 mm e pontos de até 100 mm ou mais. No Extremo Oeste e Oeste, são esperados totais de 40 a 70 mm, com áreas de maior intensidade.

O risco de temporais localizados é alto em todo o estado, com a possibilidade de chuvas fortes, descargas elétricas, ventos intensos e queda de granizo. É importante estar alerta e adotar medidas de precaução.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES