Forte chuva causa morte, deixa feridos e suspende aulas em Santa Catarina

As intensas chuvas no estado já causaram danos em pelo menos 54 municípios, de acordo com a Defesa Civil

Chuvas no Sul | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma pessoa morreu e outra ficou ferida, após uma forte chuva que caiu no estado de Santa Catarina desde o início da semana. De acordo com os meteorologistas a previsão é de chuva com mais intensidade nesta sexta-feira (6), com grande risco de enxurradas e alagamentos. Ao todo cerca de 60 municípios do estado foram atingidos. 

Conforme informações da Defesa Civil estadual, a instabilidade climática deve persistir até domingo (7), podendo resultar em acumulados de chuva entre 150 e 200 milímetros em cidades do litoral Sul, Serra e Oeste de Santa Catarina. As intensas chuvas no estado já causaram danos em pelo menos 54 municípios, de acordo com a Defesa Civil. Sete cidades declararam estado de emergência, e o estado também lamentou uma fatalidade, além de dois feridos.

Forte chuva no Sul(Foto: CBMSC/Divulgação)

Leia Mais

Curitibanos, Canoinhas, Brunópolis, Laurentino, Campo Alegre, São Bento do Sul, Ibiam, Jaborá, Corupá, Presidente Getúlio, Frei Rogério, Itaiópolis, Monte Carlo, Erval Velho, Aurora e Mafra estão entre as cidades afetadas. Até quinta-feira, 1.084 pessoas foram impactadas, com 504 delas sendo desalojadas e outras 80 desabrigadas.

INMET EMITE ALERTA

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para a região Sul, prevendo ventos intensos com velocidades de até 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. Existe também o risco de cortes de energia elétrica, danos às plantações, quedas de árvores e inundações.

Em termos gerais, conforme explicado pelo Inmet, um alerta laranja é emitido em situações meteorológicas consideradas perigosas.

“Vai formar um ciclone extratropical na costa da Argentina, bem longe. Não será esse ciclone que vai provocar a chuva, mas a partir dele será formada uma frente fria que provocará toda essa chuva. Há alertas de vento e o nível do rio Guaíba pode subir”, detalhou Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo

A previsão de chuva vale também para o Mato Grosso do Sul, passando por parte de São Paulo. Também há previsão de ventos fortes, que podem atingir 80 km/h, passando de Mato Grosso do Sul até São Paulo, sul da Bahia até o Rio de Janeiro.

(Com informações do G1)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES