VÍDEO! Chuva, granizo e alagamento causam estragos em 71 cidades de Santa Catarina

Desde o início da semana, equipes do governo prestam assistência à população e monitoram a situação nos municípios atingidos

Registro dos estragos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Santa Catarina enfrenta desafios meteorológicos, com 78 municípios impactados por condições climáticas adversas, conforme relatório atualizado da Defesa Civil do Estado às 10h deste sábado (07). As cidades testemunharam chuvas intensas, alagamentos, deslizamentos e queda de granizo, afetando residências, estradas e áreas urbanas.

Desde o início da semana, equipes do governo do estado prestam assistência à população e monitoram a situação, enquanto uma força-tarefa conjunta entre Estado e Exército está em prontidão desde a noite de sexta-feira (06). A previsão indica a persistência de volumes significativos de chuva durante o fim de semana.

Leia Mais

Registro dos moradores | Foto: ReproduçãoO relatório aponta um aumento para 31 municípios que emitiram decretos de situação de emergência. Dentre eles estão Agronômica, Araquari, Lebon Régis, Jaborá, Rio do Sul, Aurora, Rio do Oeste, Laurentino, Rio Negrinho, Campo Alegre, São Bento do Sul, Ibiam, Campos Novos, Frei Rogério, Monte Carlo, Brunópolis, Curitibanos, Corupá, Presidente Getúlio, Itaiópolis, Canoinhas, Papanduva, Mafra, Tangará, Vargem, Mirim Doce, Três Barras, Bela Vista do Toldo, Itaiópolis, São Cristóvão do Sul e Erval Velho.

Registro dos moradores | Foto: ReproduçãoA Defesa Civil do Estado já enviou 4.296 itens de assistência humanitária aos municípios de Rio do Sul, Erval Velho, São Bento do Sul, Canoinhas e Aurora. Em Santa Catarina, 63 abrigos estão em operação em 32 municípios.

No Rio Grande do Sul, granizo de grande diâmetro causou destruição em várias cidades, sendo São Valentim a mais impactada, com pelo menos 150 casas danificadas pelas enormes pedras de gelo. Outras localidades, como Barão de Cotegipe e Entre Rios do Sul, também enfrentaram estragos nas lavouras e áreas urbanas. A tempestade com granizo gigante se intensificou na região do Alto Uruguai, provocando prejuízos e levando os prefeitos a decretarem situação de emergência. O fenômeno foi causado por uma frente quente que se formou entre o Norte gaúcho e o estado vizinho.

Nota do governo estadual de Santa Catarina

Para garantir atendimento prioritário e a liberação de mantimentos e recursos, a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil elaborou um decreto estadual para atender as demandas dos municípios mais afetados por conta das chuvas que atingem Santa Catarina desde a última quarta-feira, 4.

O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado e fica declarada situação anormal, provocada por desastre meteorológico e caracterizada como situação de emergência. Ao todo, 82 municípios estão na lista. O decreto 298, de 6 de outubro de 2023, foi publicado no DOE na noite dessa sexta-feira, 6, tem vigência de 180 dias.

Saiba mais informações, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES