Gelo nas asas de aviões atrasa e cancela voos em Curitiba neste sábado

Em nota, a Azul informou que as medidas foram tomadas por questão de segurança e que os passageiros receberam assistência

Gelo nas asas de aviões atrasa e cancela voos em Curitiba neste sábado | Tony Winston/MS/Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante a madrugada deste sábado, dia 15, as baixas temperaturas resultaram na formação de gelo nas asas das aeronaves, o que causou atrasos e cancelamentos de voos da companhia aérea Azul no início da manhã no Aeroporto Salgado Filho, em Curitiba, Paraná. Segundo a empresa, devido às condições climáticas na capital paranaense, o gelo se acumulou nas extremidades das aeronaves que passaram a noite no aeroporto. Quatro voos programados para partir de Curitiba com destino a Belo Horizonte, Aeroporto de Congonhas (localizado na zona sul de São Paulo) e dois para Campinas, São Paulo, ficaram retidos no solo aguardando as condições necessárias para decolagem.

Os embarques foram autorizados a partir das 8h45, somente após a remoção do gelo das asas por meio do processo de degelo. No entanto, um voo de Curitiba com destino a Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, assim como um voo de Guarulhos para Curitiba, tiveram que ser cancelados devido ao mesmo problema de formação de gelo nas asas. Além disso, um outro voo programado para Campinas também foi cancelado devido a questões técnicas na aeronave, não relacionadas diretamente à formação de gelo.

Em comunicado, a Azul afirmou que as medidas foram adotadas visando a segurança dos passageiros e que assistência foi fornecida a eles, incluindo o reagendamento em voos alternativos da companhia. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Curitiba e Porto Alegre registraram as temperaturas mínimas mais baixas entre todas as capitais brasileiras neste sábado, com previsão de 4ºC. A temperatura máxima na cidade paranaense não deve ultrapassar os 15ºC.

No domingo, o frio persistirá em Curitiba, com temperaturas variando entre 6ºC e 17ºC, o que representa a menor mínima entre todas as capitais, conforme informações do Inmet. Segundo a agência Climatempo, esse resfriamento ocorreu devido à chegada de uma massa de ar frio de origem polar, que avançou sobre a região centro-sul do Brasil na sexta-feira, dia 14, resultando em uma queda de temperatura em diversas capitais do país.

Em São Paulo, a manhã de sábado teve início com os termômetros marcando cerca de 9,1°C, conforme o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura. Embora a região sul da capital paulista tenha registrado as temperaturas mais baixas, não foi estabelecido um novo recorde nesse sentido.

A estação meteorológica localizada em Capela do Socorro/Parelheiros, situada entre as regiões das duas subprefeituras da zona sul de São Paulo, registrou a temperatura de 5,8°C. No centro da cidade, os termômetros alcançaram 11,2°C. É importante ressaltar que a menor temperatura registrada até o momento ocorreu na madrugada do dia 17 de junho, com uma média de 8,5°C, sendo que na estação de Capela do Socorro-Parelheiros foi registrada a marca de 4,3°C. 

(Com informações da Folhapress - Fábio Pescarini)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES