Golpe do Renavam: veja como se prevenir dele ao vender seu carro

Golpistas estão enganando pessoas se mostrando interessadas em comprar o carro para ter acesso ao registro do veículo

Conheça a nova prática do golpe do Renavan e se previna | Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Fique atento ao novo golpe que está sendo aplicado, o chamado “golpe do Renavam”. Por meio do qual criminosos se apoderam do número de identificação do veículo para praticar delitos. E eles podem resultar na suspensão da CNH do proprietário do carro a clonagem do modelo.

O golpe começa com um telefonema, segundo relatos, de um suposto interessado em adquirir o automóvel. E envolvendo o dono do automóvel, diz que precisa pesquisar o histórico do carro. Assim o criminoso pede para o proprietário informar o número do Renavam. O Registro Nacional de Veículos Automotores é a identificação do modelo e o acompanha por toda a sua vida útil.

Com o número da identificação do Renavan golpistas podem realizar fraudes - Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

Informações do proprietário

Assim com o número da identificação e a placa do veículo, o golpista consegue não só descobrir diversas informações adicionais sobre o veículo, como até do proprietário. 

O criminoso pode até mesmo clonar o veículo e cometer inúmeras infrações, o que pode resultar até na cassação da CNH do proprietário do carro.

Especialistas recomendam não informar número a estranhos - Marcelo Casal Jr

Documentos a estranhos

Para se prevenir, especialistas recomendam evitar informar qualquer número de documento a estranhos. No caso da venda do veículo, o melhor a fazer é solicitar a identificação do interessado e conferir se está tudo ok antes de informar o Renavam ou a placa do carro. Importante: nunca informe o número do chassi, pois isso facilita a clonagem do automóvel.

Vale lembrar que, de fato, é importante consultar o histórico do automóvel antes de efetivar qualquer negociação, para saber se existem multas pendentes, bloqueios judiciais ou outro problema com o veículo. Mas é preciso saber com quem se está lidando ao negociar.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES