Google lança o Bard, inteligência artificial concorrente do ChatGPT

Programa tem diversos recursos e já está integrado também ao Bing, ferramenta de busca da Microsoft

Google lança o Bard, inteligência artificial concorrente do ChatGPT | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (13), o Google anunciou o lançamento do Bard, um concorrente do ChatGPT, em mais de 50 países, incluindo o Brasil e as nações da União Europeia. A empresa havia evitado entrar nesses mercados até então devido a questões regulatórias.

Segundo um comunicado divulgado no blog da empresa americana, o Bard está disponível na maioria dos países do mundo e nos idiomas mais falados. Em fevereiro, o Google apresentou sua própria ferramenta de Inteligência Artificial (IA) como resposta ao ChatGPT, que foi desenvolvido pela OpenAI e recebeu grande financiamento da Microsoft.

"Como parte de nossa abordagem ousada e responsável com a IA, nós colaboramos de maneira proativa com especialistas, formuladores de políticas e reguladores de privacidade nesta expansão", afirmou o Google.

O Google havia adiado o lançamento do Bard na União Europeia, o que foi interpretado como uma precaução diante dos esforços do bloco em regulamentar os algoritmos de IA. Essas regulamentações visam abordar preocupações relacionadas à privacidade, propriedade intelectual e disseminação de desinformação.

O Bard, inicialmente uma ferramenta trilíngue (inglês, japonês e coreano), agora será capaz de se expressar em quase 40 idiomas, incluindo português, árabe, alemão, chinês, espanhol, francês e hindi, de acordo com informações do Google. Além disso, o Bard terá a capacidade de fornecer respostas por meio de comunicação oral, adaptar seu estilo de resposta para linguagem informal ou profissional e extrair informações de imagens.

Assim como o ChatGPT, o Bard também possui a capacidade de retomar uma conversa que tenha sido temporariamente suspensa, oferecendo aos usuários a continuidade do diálogo. Os chatbots são considerados uma alternativa às pesquisas online convencionais e têm alcançado grande sucesso desde o lançamento do ChatGPT, em novembro de 2022. Esse aplicativo já está integrado ao portal de busca Bing e a outras ferramentas do grupo americano Microsoft.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES