Guarda Municipal tem poder de multar e fiscalizar trânsito, decide STF

A unanimidade na votação foi formada a partir do voto do relator, ministro Gilmar Mendes

Guarda Municipal tem poder de multar e fiscalizar trânsito, decide STF | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Supremo Tribunal Federal (STF) validou a lei que instituiu o Estatuto Geral das Guardas Municipais, que entrou em vigor em 2014 e foi sancionada pela então presidente Dilma Rousseff. Essa legislação estabelece normas gerais para as guardas municipais em todo o país. No âmbito do STF, a Associação Nacional dos Agentes de Trânsito no Brasil (AGTBrasil) questionou a referida lei e solicitou a suspensão do trecho que atribui aos guardas municipais a competência de fiscalização de trânsito.

Um dos aspectos positivos, no intendimento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), é que a decisão confirma a possibilidade dos guardas atuarem na fiscalização de trânsito, conforme prevê o Estatuto. Isso evita que os Entes locais tenham de criar carreiras de agentes de fiscalização de trânsito, o que onera os cofres públicos.

A unanimidade na votação foi formada a partir do voto do relator, ministro Gilmar Mendes. Para o ministro, os guardas podem fazer a fiscalização de trânsito nos municípios. O julgamento ocorreu no plenário virtual, modalidade na qual os ministros inserem os votos no sistema e não há deliberação presencial. O julgamento foi finalizado no dia 30 de junho, e o resultado foi divulgado na terça-feira (11).

"A Lei Federal 13.022/2014, ao dispor sobre o Estatuto das Guardas Municipais, constitui norma geral, de competência da União, sendo legítimo o exercício, pelas guardas municipais, do poder de polícia de trânsito, se assim prever a legislação municipal', escreveu o ministro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES