Guerra: ataque em Kharkiv atinge prédio de governo; confira o vídeo!

Segundo o jornal inglês “The Guardian”, o ataque foi uma tentativa de matar o governador de Kharkiv e sua equipe

Guerra: ataque em Kharkiv atinge prédio de governo; confira o vídeo! | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um prédio do governo regional de Kharkiv foi atingido por míssil, afirmou o prefeito da cidade. É um alvo civil que atinge a segunda maior cidade da Ucrânia.

O comando de operações da Ucrânia confirmou que o edifício foi o alvo.

Imagem de carro que estava perto de prédio governamental de Kharkiv atingido por míssil russo em 1º de março de 2022 (Foto: Divulgação/Serviço de Emergência da Ucrânia/AFP) 

Segundo o jornal inglês "The Guardian", o ataque foi uma tentativa de matar o governador de Kharkiv e sua equipe, e moradores da cidade afirmaram que houve ataques na segunda-feira à noite e nesta terça-feira pela manhã.

Oleg Synegubov, o chefe da administração regional, disse que a Rússia usou mísseis disparados de um veículo militar e os disparou de aviões. "Esses ataques são genocídio do povo ucraniano, um crime de guerra contra a população civil", ele afirmou.

Leia Mais

Zelensky, presidente da Ucrânia: ataque em Kharkiv é terrorismo de Estado

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta terça-feira (1º) que os ataques russos à Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, são terrorismo de Estado e pediu para que a comunidade internacional reconheça isso.

Volodymyr Zelensky em pronunciamento reproduzido nesta segunda-feira (28) (Foto: Divulgação/via AFP) 

"O objetivo do terror é nos quebrar, é quebrar a nossa resistência'", ele afirmou em um vídeo publicado em redes sociais. O presidente ainda disse que as cidades de Kiev e Kharkiv, as maiores do país, são os principais alvos da Rússia.

YouTube bloqueia canais de agências russas ligadas ao governo do país

O YouTube bloqueou canais de agências de notícias ligadas ao governo da Rússia na Europa, a RT e a Sputnik.

A medida foi tomada por causa da invasão da Ucrânia pela Rússia.

O YouTube é operado pela empresa Alphabet, que também controla o Google.

“Vai levar tempo para os nossos sistemas se adaptarem. Nossas equipes estão monitorando a situação o tempo inteiro”, disse um porta-voz da empresa em um comunicado.

A empresa que controla o Facebook, a Meta, também vai restringir o alcance da RT e da Sputnik em suas plataformas na União Europeia.

O Twitter afirmou que vai destacar os tuítes das agências e reduzir a visibilidade.

Mais de 70 soldados ucranianos mortos em ataque

Mais de 70 militares ucranianos foram mortos quando tropas russas bombardearam uma base militar na cidade de Okhtyrka, uma cidade entre Kiev e Kharkiv. O ataque ocorreu no domingo (27), mas na segunda (28) o governador regional Dmytro Zhyvytskyy informou sobre o confronto.

Pessoas removem escombros em Okhtyrka, onde houve confronto entre invasores russos e soldados ucranianos, no dia 28 de fevereiro de 2022 (Foto: Irina Rybakova/Serviço de imprensa das forças da Ucrânia/Reuters) 

Ele publicou fotos da estrutura de um prédio de quatro andares que foi carbonizado e de equipes fazendo buscas em escombros.

Muitos soldados russos e alguns moradores do local também morreram em combate, disse o governador. As agências de notícias não conseguiram confirmar os relatos de Zhyvytskyy.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES