INÉDITO: pesquisa vai mapear acessibilidade nas empresas no Piauí

Pesquisa busca investigar a inclusão e acessibilidade

Projeto Mulheres de Visão vai mapear acessibilidade nas empresas | DIV
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Dia Nacional de Luta da pessoa com deficiência é comemorado no dia 21 de setembro. Como forma de reconhecer a importância da data e refletir sobre as políticas e ferramentas para a inclusão das pessoas com deficiência, o projeto Mulheres de Visão  lança pesquisa inédita para mapear a acessibilidade nas empresas. 

A necessidade legal e social da inclusão de pessoas com deficiência no mundo do trabalho é uma questão central para resultados de impacto no projeto Mulheres de Visão, assim como para a sociedade.

Mesmo com as ações de formação, empoderamento e atividades afirmativas de que as mulheres cegas e com baixa visão podem e devem ser empreendedoras, estamos inseridos em um ambiente de barreiras e preconceitos que não se vencem a partir de uma pessoa ou organização.

Projeto Mulheres de Visão vai mapear acessibilidade nas empresas 

A união de forças, conhecimento e ações em prol de quebrar as barreiras atitudinais da inclusão são uma das possibilidades reais de se estabelecer direitos em condições iguais para as pessoas com deficiência. Aliado à isso, há imensas possibilidades de soluções que podem se tornar negócios sociais de impacto, elevando o nível de conscientização do tema como estratégico para empresas e organizações.

É com este propósito maior que o projeto Mulheres Visão, coordenado pela Escola Comradio e Instituto ILEVE, apoiado pela Fundação Interamericana - IAF, realizam a pesquisa O MUNDO DO TRABALHO E A ACESSIBILIDADE NAS EMPRESAS. 

A pesquisa busca investigar a inclusão e acessibilidade nas dimensões atitudinal, metodológica, comunicacional e arquitetônica das organizações públicas, privadas e do terceiro setor.

Para chegar aos questionários da pesquisa foram 18 meses de trabalho, tendo como base inicial dados do Instituto Ethos, 451 artigos publicados na CAPES, entre o período de 2015 a janeiro de 2020, e os relatos, depoimentos e questionamentos das 22 participantes do projeto Mulheres de Visão.

O projeto usou como referência de corte dados do PIB do Piauí, que corresponde a R$ 5,6 bilhões, equivalente a 0,4% da indústria nacional. Além disso, selecionamos os segmentos que mais empregam e os mais estratégicos para o desenvolvimento da cultura de inclusão.

EMPRESAS PÚBLICAS E PRIVADAS

A pesquisa é direcionada para organizações e empresas públicas e privadas que tenham entre 10 e mais de 100 colaboradores prestadores de serviço direto. Ela está dividida em 10 (dez) temas distribuídos em 117 perguntas, das quais mais de 90% das respostas exigem apenas sim ou não.

Podem participar da pesquisa Organizações que pertençam às seguintes categorias: Educação , Alimentação, Vestuário, Indústria, Comunicação, Tecnologia, Filantropia, Serviço Público, Agricultura, Construção Civil, Bebidas e Comércio.

DEBATE DAS RESPONSABILIDADES

Este estudo pretende colocar na agenda das organizações, empresas e sociedade o tema acessibilidade e inclusão como forma de valor agregado social e estratégico, além de promover o debate das responsabilidades, possibilidades e espalhar soluções concretas de fomento à inserção das pessoas com deficiência no mundo do trabalho.

As organizações que participarem da pesquisa, além de colaborar com a justiça social, serão contempladas com a inscrição gratuita no Prêmio Rede Empresa Acessível. Também terão acesso, com valores especiais, a palestras e treinamentos online sobre a temática O MUNDO DO TRABALHO E A ACESSIBILIDADE NAS EMPRESAS, na plataforma de Ensino a Distância do Projeto Mulheres de Visão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES