O fim de semana será de forte chuvas fortes no litoral do Nordeste, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) . Tem previsão de temporais no Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. Segundo o Inmet, nessas regiões, as chuvas podem chegar a variar entre 50 e 100 milímetros.

No estado de Pernambuco, onde a chuva já deixou estragos e confirmados 128 pessoas morreram devido as tempestades  no mês de maio, o tempo deverá se manter fechado. E há previsão de pancadas de chuva.

Chuvas estão sendo esperadas para este fim de semana no Nordeste - JOÃO CARLOS MAZELLA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO Chuvas estão sendo esperadas para este fim de semana no Nordeste - JOÃO CARLOS MAZELLA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO 

— Essa chuva foi ocasionada por um sistema muito intenso de alta pressão. Ela perdeu um pouco de força entre os dias 28 e 29 de maio e voltou a se intensificar nos últimos dias. Então, devemos ter chuva. — explicou o meteorologista Marcio Cataldi, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Projeções feitas pelo MetSul Meteorologia apontaram por ocorrências de chuvas  do norte da Bahia ao Maranhão. 

Mapra mostra áreas deintensidade de chuva - Fonte:InmetMapra mostra áreas deintensidade de chuva - Fonte:Inmet

Forte e torrencial

Baseado em modelos de previsão como do Centro Meteorológico Europeu, espera-se precipitação forte a torrencial entre esta sexta e o domingo, mas principalmente durante o sábado, nos litorais desses dois estados.

O sol só deve voltar a aparecer na segunda-feira, mas há ainda possibilidade de pancadas isoladas típicas da área tropical voltarem na terça-feira.