Inmet alerta para formação de ciclone que pode atingir vários estados do país

O ciclone formado no Rio Grande do Sul promete trazer volumes consideráveis de chuva na sexta e no sábado, conforme indicado pelo Inmet

Inmet alerta para formação de ciclone que pode atingir vários estados | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um ciclone deve se formar no litoral do estado do Rio Grande do Sul e trazer ao longo da semana chuvas para outras regiões do Brasil. Nesta terça-feira (16) uma forte chuva deixou 574 mil pessoas sem energia elétrica em cinco regiões do estado. De acordo com o Inmet, a tendência é que a situação se agrave com a chegada do fenômeno. 

Ainda de acordo com o Inmet, o ciclone também pode ser chamado de centro de baixa pressão com tendências para a formação de frente fria, com isso também pode proporcionar chuvas e tempo severo na área que se instala. As chuvas em decorrência do ciclone devem chegar a 3 estados, são eles: Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, no final de semana. 

Na sexta-feira, está previsto o início da chuva em São Paulo, com possibilidade de o mesmo ocorrer no Sul do Rio de Janeiro e no Sudeste de Minas Gerais. O ciclone formado no Rio Grande do Sul promete trazer volumes consideráveis de chuva na sexta e no sábado, conforme indicado pelo orgão. No domingo, a frente começará a se deslocar, atingindo também o Espírito Santo. Na segunda-feira, a instabilidade deverá chegar à Bahia.

Leia Mais

Tempo para o fim de semana no país

Conforme informações do Inmet, na Região Norte, são esperadas pancadas de chuva com valores superiores a 70 mm no Amazonas, Pará, Amapá e Tocantins, acompanhadas de possíveis raios, rajadas de vento e trovoadas. No Acre e Rondônia, não se descartam pancadas isoladas. Em Roraima, são previstos acumulados de chuva menores até o final da semana.

No Nordeste, prevê-se ocorrência de pancadas de chuva no Maranhão, Piauí e noroeste da Bahia, com a possibilidade de raios, rajadas de vento e trovoadas. Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco também podem registrar chuvas isoladas ao longo da semana.

Já nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, espera-se a chegada de chuvas intensas, com volumes superiores a 60 mm, e a possibilidade de raios, rajadas de vento e trovoadas. De acordo com o Inmet, as áreas mais afetadas serão o centro-norte do Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Triângulo e Sul Mineiro. Outras áreas, como Espírito Santo, norte de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e centro-sul do Mato Grosso, podem ser atingidas por chuvas com acumulados menores.

Na Região Sul, a presença de um sistema de baixa pressão propiciará instabilidades significativas no Rio Grande do Sul, com previsão de tempestades. No Paraná e Santa Catarina, são esperados acumulados menores, mas que podem ultrapassar os 60 mm. Entre os dias 21 e 22, sábado e domingo, a expectativa é de diminuição da chuva na região.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES