Chuvas fortes voltam a atingir o Brasil: saiba quais estados estão em alerta

O fenômeno é atribuído a um Centro de Baixa Pressão, acompanhado de cavados — áreas alongadas de baixa pressão que aumentam a instabilidade atmosférica

Chuva forte e temperaturas elevadas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O início do verão no Brasil trouxe consigo uma série de desastres causados pelas chuvas, com destaque para o Rio de Janeiro, onde um temporal na zona Norte resultou em aproximadamente 11 mortes e uma mulher desaparecida. A previsão aponta para outra semana marcada por intensas chuvas em diversas partes do país.

O fenômeno é atribuído a um Centro de Baixa Pressão, acompanhado de cavados — áreas alongadas de baixa pressão que aumentam a instabilidade atmosférica pela elevação da umidade. Estados como Santa Catarina, norte do Rio Grande do Sul, Paraná, e outros, enfrentarão chuvas fortes em forma de pancadas, trovoadas e rajadas ao longo da semana. No Rio de Janeiro, há uma perspectiva de diminuição das chuvas a partir da manhã de quinta-feira, com a transição para um padrão mais quente e chuvas mais isoladas.

Em São Paulo, a semana será predominantemente nublada com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, com temperaturas variando entre 21°C e 34°C.

Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, destaca que a conjunção de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) com chuvas em deslocamento por até cinco dias e sistemas frontais é responsável pelo clima observado. Apesar das indicações de chuva no sudeste, São Paulo e Rio de Janeiro devem experimentar elevação na temperatura.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja, indicando 'perigo', para regiões com acumulados de chuva acima de 30mm e ventos superiores a 60 km/h. Este alerta destaca riscos como corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Alertas amarelos, correspondentes a 'perigo em potencial', abrangem áreas com atenção para possíveis problemas elétricos, quedas de árvores, enchentes, entre outros.

Na Região Norte, o alerta 'laranja' abrange partes do Amapá, Pará, Rondônia e Amazonas. A área de alerta 'amarelo' se estende pelo Paraná, parte de Minas Gerais, parte da Bahia, Pernambuco, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Maranhão, Piauí e Ceará.

Brasil tem alerta de perigo por chuvas para a maior parte do país; veja previsão — Foto: InmetO Sul do país prevê tempestades com queda de granizo para Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O Inmet aconselha precauções, como evitar abrigar-se debaixo de árvores durante rajadas de vento, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia em casos de chuvas intensas.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES