Inmet alerta para forte calor em quase todo o país neste domingo; veja previsão

Devido a essa onda de calor, o Inmet emitiu um alerta de perigo que permanecerá em vigor até o início da noite de segunda-feira, dia 23

Domingo (22) será de forte calor em quase todo o país; confira a previsão | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste domingo, 22 de outubro, a maioria das capitais brasileiras experimentará um intenso calor, com destaque para as regiões Centro-Oeste e Norte. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que a cidade de Cuiabá, no estado de Mato Grosso, alcançará uma temperatura máxima de 43 °C durante a tarde. Este será mais um dia escaldante para os moradores de Cuiabá, que já registraram uma temperatura de 43,3 °C na última quinta-feira, dia 19.

Devido a essa onda de calor, o Inmet emitiu um alerta de perigo que permanecerá em vigor até o início da noite de segunda-feira, dia 23, abrangendo a região Centro-Oeste. Há a possibilidade de os termômetros marcarem temperaturas até 5 °C acima da média durante um período de cinco dias.

Segundo o instituto, há risco à saúde devido à temperatura alta em quase todo o estado de Mato Grosso, para a porção norte de Mato Grosso do Sul, para a fatia sul do Amazonas e para trechos próximos às divisas de Mato Grosso com Tocantins e Goiás.

Segundo a Climatempo, o calorão é provocado pela intensificação de um sistema de alta pressão atmosférica sobre o interior do Brasil, que já vem ocorrendo desde o início desta semana. O sistema de alta pressão atmosférica, explica, inibe a formação de grandes nuvens e a ocorrência de chuva, permitindo o maior número de horas com sol forte sobre a superfície. "Além disso, é preciso considerar a época do ano, pois, com o movimento da Terra ao redor do Sol, o Hemisfério Sul já está sendo mais aquecido naturalmente", afirma a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo.

O forte calor só não vai atingir duas capitais da região Sul do país -Florianópolis e Curitiba- e São Paulo, no Sudeste. Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da Prefeitura de São Paulo, o domingo na capital paulista terá muitas nuvens, aberturas de sol e temperatura em elevação. A mínima prevista para a madrugada é de 16°C. A temperatura máxima, à tarde, deverá atingir 26°C. Não há previsão de chuva.

VEJA A PREVISÃO PARA ESTE DOMINGO (22) NAS CAPITAIS:

Cidade Mínima Máxima   

Porto Alegre (RS) 18°C 30°C   

Florianópolis (SC) 18°C 23°C   

Paraná (PR) 12°C 25°C   

São Paulo (SP) 16°C 26°C   

Rio de Janeiro (RS) 16°C 30°C   

Belo Horizonte (MG) 16°C 30°C   

Vitória (ES) 22°C 30°C   

Salvador (BA) 24°C 28°C   

Aracaju (SE) 24°C 29°C   

Maceió (AL) 23°C 30°C   

Recife (PE) 23°C 29 °C   

João Pessoa (PB) 25°C 30 °C   

Natal (RN) 25°C 30 °C   

Fortaleza (CE) 26°C 31 °C   

São Luís (MA) 25°C 33 °C   

Teresina (PI) 24 °C 37 °C   

Belém (PA) 24 °C 35 °C   

Macapá (PA) 25 °C 34 °C   

Boa Vista (RO) 25 °C 37 °C   

Manaus (AM) 26 °C 34 °C   

Rio Branco (AC) 23 °C 34 °C   

Porto Velho (RR) 26 °C 37 °C   

Palmas (TO) 25 °C 38°C   

Cuiabá (MT) 30 °C 43°C   

Campo Grande (MS) 24 °C 36°C   

Goiânia (GO) 21 °C 35°C   

Brasília (DF) 21 °C 32°C    

(Com informações da FolhaPress)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES