Instituições do PI terão mais de 6 mil vagas destinadas ao Sisu 2023.1

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) lidera o ranking com 3.062 vagas ofertadas.

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí terá 6.173 vagas disponíveis para serem ocupadas na primeira edição do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) 2023, em três instituições públicas de ensino superior. A Universidade Federal do Piauí (UFPI) lidera o ranking com 3.062 vagas ofertadas.

A seleção para concorrer às vagas do Sisu 2023.1 será feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, que serão divulgadas no dia 13 de fevereiro. As inscrições para o Sisu começam no 28 de fevereiro e terminam no dia 3 de março.

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) lidera o ranking com 3.062 vagas ofertadas (Foto: UFPI)

Além da UFPI, com 3.062 vagas, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) vai oferecer 2.515 vagas, enquanto a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) terá 596 vagas.

Diferente dos anos anteriores, o Instituto Federal do Piauí (IFPI) não vai mais aderir ao Sistema de Seleção Unificada (SISU). O ingresso para os cursos superiores da instituição será feito através do vestibular. São 2.265 vagas em 58 cursos superiores de 17 campi. 

O que é o Sisu?

Sisu é a sigla para Sistema de Seleção Unificada, projeto do Ministério da Educação que permite o acesso de estudantes a instituições públicas do ensino superior. Participando dele, o candidato não precisa fazer o tão temido vestibular, podendo usar somente a sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Como funciona o Sisu?

O Sisu recebe inscrições de interessados de qualquer parte do país, que tenha o interesse em cursar uma graduação em universidade pública. Para poder participar, a pessoa precisa ter feito a prova do Enem.

O processo de inscrição é virtual e pode ser feito por pessoas das mais diferentes idades e de qualquer região do Brasil. Cada candidato pode escolher até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu, sempre sendo a primeira a sua preferência.

Dentre as vagas disponíveis no Sisu, algumas são para cotas, como estabelece a Lei nº 12.711/2012. Vale lembrar que as universidades, embora entrem no Sisu e ofereçam vagas nele, continuam com seus vestibulares. Por isso, mesmo que você participe e não consiga entrar pelo Sisu, ainda pode tentar o vestibular, no qual estarão disponíveis vagas reservadas para esse tipo de seleção.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES