Brasil sobe tom por resgate em Gaza e fala de 'relação insustentável'

País faz nova ofensiva por resgate do grupo de 34 brasileiros e familiares que estão em área de conflito

Brasil sobe tom por resgate em Gaza e fala de 'relação insustentável' | Foto: Jornal Nacional/ Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A diplomacia brasileira intensificou seus esforços para garantir o resgate de cidadãos brasileiros presos na Faixa de Gaza, que não têm permissão para deixar a área de conflito via fronteira com o Egito. Esse grupo é composto por um total de 34 pessoas, incluindo 24 brasileiros e 10 palestinos que são parentes dos brasileiros. O processo de negociação para a resolução deste problema agora envolve figuras-chave, como o Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o Assessor Especial Celso Amorim e até mesmo o presidente Lula (PT). As informações são do Blog da Daniela Lima/g1.

Segundo uma fonte do Blog, que acompanha a nova tentativa de acelerar a saída dos brasileiros, a diplomacia de Lula tem ressaltado o peso do Brasil na América Latina, e o ambiente controverso e crítico ao modo como Israel tem conduzido a resposta ao atentado do grupo terrorista Hamas, que inaugurou a guerra.

Em 31 dias de conflitos, mais de 10 mil mortes foram relatadas em Gaza, conforme o Ministério da Saúde local, controlado pelo Hamas. Entre as vítimas, estima-se que pelo menos quatro mil eram crianças. Importante ressaltar que esses números não foram confirmados de forma independente. Em Israel, o ataque do Hamas resultou em 1.400 mortes, incluindo crianças, e cerca de 200 pessoas estão sendo mantidas como reféns pelo grupo terrorista.

Nesse contexto, o governo brasileiro enviou uma mensagem de advertência a Israel, destacando que as relações diplomáticas se tornariam insustentáveis se algo ocorresse com os brasileiros na zona de conflito. Além disso, o Brasil enfatizou que tem um avião, cedido pela Presidência, pronto no Egito há semanas, aguardando para resgatar o grupo que se encontra em Gaza. Nas conversas, o Brasil também sublinhou que foi uma das primeiras nações a fornecer uma lista das pessoas em Gaza que precisavam de repatriação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES