Como os EUA detectaram mais óvnis após ajuste em radar de defesa antiaérea?

No fim de semana, o Norad informou ter ajustado seu sistema de radar para torná-lo mais sensível para objetos menores.

Como os EUA detectaram mais óvnis após ajuste em radar de defesa antiaérea? | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Ainda que os EUA aleguem não descartar a hipótese de que houve uma intensificação dos mecanismos de espionagem da China, a recente crise diplomática aberta pelo episódio dos supostos balões espiões levou Washington a rever o seu próprio sistema de defesa.

No fim de semana, o Norad, sigla em inglês para Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte, informou ter ajustado seu sistema de radar para torná-lo mais sensível para objetos menores, mais lentos e distintos dos aviões e mísseis que preocupam o Pentágono.

Como os EUA detectaram mais óvnis após ajuste em radar de defesa antiaérea (Foto: Drew Angerer - 9.fev.23/Getty Images via AFP)Com isso, o número de objetos identificados -e, por vezes, abatidos- saltou. Em apenas dez dias, quatro objetos foram localizados e derrubados pelos EUA. O último neste domingo (12), quando outro objeto voador não identificado, óvni, foi abatido ao sobrevoar o Lago Huron, na fronteira com o Canadá.

"Analisamos mais de perto nosso espaço aéreo nessas altitudes e aprimoramos nosso radar, o que pode explicar, em partes, o aumento no número de objetos que identificamos na semana passada", disse a secretária-adjunta para assuntos de segurança das Américas, Melissa Dalton.

Segundo o general Glen VanHerck, líder do Norad, os balões -que os EUA dizem ser instrumentos de espionagem, e a China alega serem artefatos de pesquisa meteorológica- são difíceis de detectar pelo tamanho e pela forma. "São objetos muito, muito pequenos que produzem um movimento muito baixo."

A detecção do primeiro balão de Pequim, na primeira semana do mês, fez com que políticos americanos criticassem o sistema de defesa antiaérea do país. O Pentágono havia dito que, nos últimos anos, quatro balões semelhantes haviam sido identificados sobrevoando o país.

As alterações, porém, já abrem outro desafio para o Norad. Com um volume muito maior de procura, o órgão agora precisa entender quais sinalizações de seu radar são um mero ruído e quais são potenciais ameaças que valem a pena serem perseguidas pelo sistema e, se for o caso, derrubadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES