Em segunda tentativa após 5 décadas, Nasa aposta em nova espaçonave para pousar na Lua

O módulo lunar Odysseus, foi lançado no topo de um foguete SpaceX Falcon 9 do Cabo Canaveral, Flórida, na tarde desta quarta-feira (14).

Novo módulo vai para o espaço na expectativa de chegar à Lua | Reprodução/Space X
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após o fracasso de uma missão de pouso lunar no mês passado, a Nasa está concentrando suas esperanças em uma segunda espaçonave, desenvolvida por uma empresa diferente, para realizar o primeiro pouso na Lua pelos Estados Unidos em mais de cinco décadas.

O módulo lunar, apelidado de Odysseus, ou Odie para abreviar, foi lançado no topo de um foguete SpaceX Falcon 9 do Cabo Canaveral, Flórida, na tarde desta quarta-feira (14), horário de Brasília. "Todos os sistemas parecem bons e o tempo está ótimo para a decolagem", apontou a Space X, uma hora antes do lançamento.

O foguete impulsionou a espaçonave para uma órbita em forma oval que se estende até 380.000 quilômetros ao redor da Terra. Isso se traduzirá em "um arremesso rápido de alta energia em direção à Lua", como descreveu Stephen Altemus, CEO da Intuitive Machines. Sua empresa, sediada em Houston, desenvolveu o Odysseus.

Na órbita da Terra, o módulo lunar se separou do foguete e começou a aventurar-se por conta própria, usando um motor a bordo para impulsionar-se em uma trajetória direta em direção à superfície lunar. Por volta das 19h40 desta quarta-feira (14), horário de Brasília, o foguete SpaceX Falcon 9 pousou na base, na Califórnia.

Espera-se que o Odysseus passe um pouco mais de uma semana voando livremente pelo espaço, com uma tentativa de pouso na superfície lunar prevista para 22 de fevereiro. Espera-se que o Odysseus passe sete dias operando na lua enquanto o módulo lunar se banha no sol. Mas, à medida que a zona de pouso entra na sombra da Terra, experimentando a noite lunar, a espaçonave será colocada para dormir. Se for bem-sucedido, o Odysseus se tornará a primeira espaçonave dos EUA a fazer um pouso suave na Lua desde a missão Apollo 17 em 1972.

Missão Odysseus

O lançamento deste módulo lunar ocorre um mês após o Peregrine, uma espaçonave desenvolvida pela Astrobotic Technology com financiamento da Nasa, falhar em sua missão. A empresa sediada em Pittsburgh revelou um vazamento de combustível quebrando recordes de metas horas depois do lançamento do Peregrine em 8 de janeiro. A espaçonave queimou na atmosfera enquanto voltava para a Terra 10 dias depois.

Mas a Nasa patrocinou a criação de uma pequena frota de módulos lunares desenvolvidos privadamente como parte de um programa que a agência espacial chama de CLPS, ou Serviços de Carga Lunar Comerciais. O objetivo do programa é desenvolver módulos lunares sob contratos relativamente baratos e de preço fixo, na esperança de usar as espaçonaves para dar aos EUA uma presença na Lua à medida que uma nova corrida espacial internacional se intensifica.

China, Índia e Japão são as únicas nações a terem pousado veículos na lua no século 21. E enquanto a Nasa permanece confiante de que os EUA serão o primeiro país a retornar humanos à superfície lunar, a corrida global para plantar espaçonaves robóticas na Lua está atingindo um ponto de ebulição.

O que diferencia a abordagem da Nasa das outras é a forma como ela abraçou a comercialização – a ideia de que várias espaçonaves podem ser desenvolvidas de forma mais barata e rápida com a indústria privada competindo por contratos do que se a agência espacial desenvolvesse a sua própria.

O último ano trouxe alguns pousos lunares bem-sucedidos — realizados pela Índia e pelo Japão —, bem como contratempos brutais, com a Rússia e os Estados Unidos perdendo espaçonaves em tentativas recentes. Altemus estima que a Intuitive Machines tenha cerca de 80% de chance de pousar Odysseus com segurança na lua.

Com informações da CNN



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES