Entenda como o narcotráfico ameaça expandir violência do Equador para países vizinhos

Apesar disso, a onda de violência no Equador pode ter impactos significativos na segurança e economia dos países vizinhos

Onda de violência no Equador | Rodrigo Buendia/AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desde a última terça-feira (9), uma onda de violência que levou o Equador a ser declarado em "estado de guerra" persiste sem uma solução clara, despertando preocupações em países vizinhos sobre a possível expansão do conflito. Nos últimos dias, o Peru mobilizou equipes das forças de segurança nacional em suas fronteiras para proteger o território contra narcotraficantes equatorianos.

O caos nas ruas do Equador, desencadeado pela fuga de José Adolfo Macías Villamar, conhecido como Fito, líder da maior facção do país, provocou uma resposta mais enérgica do governo e intensificou a atuação de grupos de narcotraficantes, marcada pelo descontrole e violência.

Até o momento, o motim resultou em 18 mortes, 329 prisões e 41 resgates. O país sul-americano está em estado de "conflito armado interno". O chefe do Comando Conjunto das Forças Armadas do Equador, almirante Jaime Vela, afirmou que os detidos têm ligações com grupos como Tiguerones, Los Lobos e Los Choneros.

Durante a crise, foram recuperados aproximadamente 195 veículos, nove embarcações e 19 equipamentos de comunicação que haviam sido roubados. Além disso, foram apreendidas mais de 60 armas de fogo de vários calibres, 418 munições, 28 dispositivos explosivos e 230 kg de entorpecentes.

A Polícia Nacional do Equador registrou diversas vítimas, incluindo oito mortos em ataques no porto de Guayaquil, dois policiais assassinados em Nobol, três corpos encontrados dentro de um carro incendiado e cinco mortos em confronto com agentes.

Posicionamento da Argentina

A Argentina considera o problema como um "problema continental", e analistas consultados ressaltam que o narcotráfico na América do Sul se ajusta para atender à demanda dos mercados dos Estados Unidos e da Europa. No entanto, especialistas acreditam que o conflito armado é um problema interno do Equador e é improvável que se espalhe para outros países sul-americanos, dado o caráter individual de cada grupo paramilitar e de narcotráfico.

Apesar disso, a onda de violência no Equador pode ter impactos significativos na segurança e economia dos países vizinhos. Em resposta à crise, Argentina, Bolívia e Colômbia enviaram suas forças de segurança para auxiliar o governo equatoriano, enquanto o Peru reforçou a segurança nacional em suas fronteiras. O presidente equatoriano, Daniel Noboa, decretou estado de "conflito armado interno" e tratou as facções criminosas como grupos terroristas, desencadeando operações militares para neutralizá-las.

Diante da escalada da violência, o presidente anunciou a deportação de prisioneiros estrangeiros, buscando reduzir a população carcerária e os custos associados. Cerca de 1,5 mil colombianos, em sua maioria ligados ao tráfico de drogas, estão detidos no Equador.

Para mais informações,acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES