Greta Thunberg é retirada à força de protesto por policiais, na Suécia

Pela segunda vez consecutiva, a ativista é retirada de uma manifestação pelo fim da crise climática.

Greta sendo retirada do protesto por uma equipe de policiais | Reprodução - Foto: Andreas Hillergren/via REUTERS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira (24), de acordo com portais internacionais, a ativista climática Greta Thunberg foi novamente removida à força pela polícia sueca, de um protesto na cidade de Malmo, no sul da Suécia. Greta foi levada pelas autoridades pois a mesma estava protestando cerca de horas depois do tribunal local tê-la multado por desobedecer a uma ordem policial durante um outro protesto semelhante no mês passado.

Hoje, após sua sentença, Greta Thunberg e outros ativistas voltaram ao porto de Malmo, porém foram novamente levados pela polícia por bloquear o tráfego. Após o ocorrido, ao ser levada ao tribunal para depor, a ativista admitiu ao juiz que desobedeceu à ordem policial, mas ao ser questionada, a jovem se declarou inocente e explicou que estava agindo no protesto por necessidade.  

É um absurdo que aqueles que agem de acordo com a ciência paguem o preço por isso”, disse Greta ao ser questionada por repórteres.

Leia Mais

O movimento pelo que a deixou proibida de participar de manifestações ocorreu no dia 19 de junho. Greta, juntamente com outros ativistas do grupo Reclaim the Future bloquearam a estrada, impossibilitando a passagem de caminhões de petróleo no porto de Malmo. A ativista foi acusada judicialmente por não ter deixado o local quando a polícia ordenou.

Após o descumprimento da ordem, tribunal ordenou que a jovem ativista pagasse 1.500 coroas suecas, o equivalente a R$ 680 e mais 1.000 coroas, ou seja R$ 450, ao fundo para vítimas de crimes. A multa aplicada pelo tribunal foi proporcionalmente medida à sua renda declarada. Além disso, o descumprimento de uma ordem policial pode acarretar uma pena máxima de até seis meses de prisão.

“Acredito que estamos em uma emergência que ameaça a vida, a saúde e a propriedade. Inúmeras pessoas e comunidades estão em risco tanto a curto quanto a longo prazo”, disse ela.

Greta Thunberg, de 20 anos, é uma jovem ativista que nos últimos anos foi considerada como um símbolo do ativismo climático jovem em todo o mundo. Greta ganhou visibilidade e ficou conhecida no mundo todo por realizar protestos semanais em frente ao palácio do parlamento sueco.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES